Parte icônica da história olímpica, a troca de broches é um esporte próprio em muitos aspectos. A prática remonta às Olimpíadas de Atenas de 1896, quando distintivos de madeira de várias cores foram usados para identificar oficiais e atletas nos primeiros Jogos Olímpicos modernos. A troca começou na Vila Olímpica nas Olimpíadas de Paris em 1924, quando os atletas começaram a trocar broches como sinal de amizade internacional. Hoje, a troca de broches se tornou uma parte clássica da experiência dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
A Samsung Electronics deu um novo toque a essa tradição de longa data nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com o Desafio Samsung Olympic Games Pin Masters, uma das muitas maneiras pelas quais a empresa está abrindo a experiência dos Jogos Olímpicos para todos.
Os fãs são convidados a participar de vários desafios com a tecnologia do Galaxy AI nas experiências pop-up Olympic™ rendezvous @ Samsung em Paris (Champs-Elysees 125, Square Marigny e Village Plaza) para ter a chance de coletar 16 broches especiais – incluindo o extremamente raro Broche de Ouro – e se tornar um Samsung Olympic Games Pin Master.
Feitos de alumínio reciclado de smartphones Galaxy, os 16 inovadores e altamente colecionáveis Samsung Olympic Games Pins foram desenhados pelo ilustrador francês Jean André. Onze Broches Clássicos representam quatro esportes olímpicos – breaking, skateboarding, escalada esportiva e surfe – e quatro esportes paraolímpicos – futebol para cegos, para-atletismo, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. Além disso, há quatro Broches Especiais com marcos parisienses tridimensionais e o Broche de Ouro.
Cada Pin Master dos Jogos Olímpicos da Samsung que coletar todos os 16 broches receberá um novo Galaxy Z Flip6 e terá a chance de ganhar um pacote de viagem de ida e volta para duas pessoas para assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina em 2026.
A Samsung Newsroom entrevistou quatro Samsung Olympic Games Pin Masters de Paris 2024, Ben Choi, de 8 anos, dos Estados Unidos, Thomas Tamarelle, de 12 anos, e Noahm, de 13 anos, da França.
Choi, da Califórnia, conseguiu essa façanha em seus primeiros Jogos Olímpicos, mas não foi a primeira de sua família. Changhwan Kim, bisavô de Choi, competiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964 como o primeiro esgrimista olímpico da Coreia do Sul. Ari Kim, a mãe de Choi, participou dos Jogos Olímpicos de Seul 1988 quando tinha seis anos.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 marcam a primeira vez que Choi coleciona os broches. Seu objetivo era levar para casa o novo Galaxy Z Flip6 – uma missão que o jovem garoto cumpriu ao se tornar um Samsung Olympic Games Pin Master.
“Estou muito animado”, disse Choi. “Os desafios foram divertidos, especialmente o jogo de skate e o workshop de desenho com AI. O Pin de Ouro é o meu favorito”.
Enquanto ele e sua família aproveitam as competições de arco e flecha, handebol, esgrima e natação durante o restante dos Jogos Olímpicos em Paris, Choi espera colecionar mais broches – “se minha mãe deixar!”.
Thomas também teve sorte durante seus primeiros Jogos Olímpicos, aos quais compareceu com seu pai. Ele começou a colecionar broches pela primeira vez porque “realmente gostou dos diferentes jogos e desafios na experiência pop-up da Samsung”.
“Estou animado com meu novo Galaxy Z Flip6 porque ele dobra”, disse Thomas. “Também adoro o recurso Desenhe com IA”.
Enquanto Noahm, que visitou o Olympic™ rendezvous @ Samsung três dias seguidos para coletar todos os broches, é um caso que envolve a família inteira. Noahm pode ser o primeiro a completar o desafio, mas eles certamente não pretendem parar por aí. “Leyna e papai são os próximos!”. Se vencer, Leyna espera ficar com seu novo Galaxy Z Flip6 para quando crescer e planeja emprestá-lo ao avô.
Como Noahm conseguiu atingir essa meta em tão pouco tempo? Negociando, é claro. “Conheci uma pessoa que tinha acabado de ganhar o último broche que me faltava, o Arco do Triunfo, e perguntei se eu poderia trocá-lo por 10 dos meus.” Jogada inteligente.
O Desafio Pin Master dos Jogos Olímpicos da Samsung continuará em Paris até 8 de setembro.