Home Noticias Parcerias investem em educação financeira para classes CDE

Parcerias investem em educação financeira para classes CDE

por admin

Em meio às incertezas econômicas, bancos e fintechs vêm investindo em tecnologia e educação financeira para auxiliar as classes CDE. Diante de pesquisas de times UX dos bancos foi possível identificar os hábitos desse público-alvo e a necessidade de incentivar a formação de uma reserva financeira para diminuir o endividamento dessas famílias.

E foi a partir desse movimento que o Banco PAN, especialista em crédito e serviços financeiros para as classes CDE, e a fintech Grão, focada em micro investimento, firmaram uma parceria. Por meio de APIs, o acordo permitirá que o PAN ofereça aos clientes da sua conta digital um ambiente de estímulo ao consumo consciente e incentivo para começarem a guardar dinheiro para realização de seus sonhos por meio de gamificação.

“Educação financeira é um dos pilares da nossa estratégia e temos uma sinergia muito boa com a Grão, pois somos profundos conhecedores das necessidades financeira das classes CDE. Com eles, vamos ampliar a oferta de valor aos nossos clientes, estimulando-os a pouparem de forma simples e interativa”, explica Diogo Ciuffo, diretor de Banco Digital e Meios de Pagamento do Banco PAN.

A Grão foi criada pela Monica Saccarelli e pelo Frederico Meinberg, que já tiveram sucesso em outras empreitadas no mercado financeiro, como a fundação e venda de uma importante corretora de valores, por exemplo. “Acreditamos que as pessoas podem ser amigas do próprio dinheiro. A gente sabe que esse é o caminho para alcançar os objetivos e que é possível guardar sem abrir mão do que mais se gosta de fazer. O que move a Grão é mostrar que poupar pode ser muito mais fácil do que parece. E, que tirar os planos do papel, não é um sonho distante”, conta Monica.

 

Entendimento das classes CDE

Tanto a conta digital do Banco PAN quanto a Grão utilizaram pesquisas e imersão no ambiente para conhecer seu público-alvo. No caso do PAN, o time de UX foi para a rua conversar com centenas de pessoas e contou com mais de 40 mil respostas para construir uma conta digital que se adequasse ao perfil dos clientes pretendidos.

“Quando fomos para a rua entender o perfil do nosso cliente, percebemos que poupar e investir são palavras que não estão no cotidiano de muitas pessoas, até porque elas têm outras necessidades mais urgentes. Quando conhecemos a Grão, percebemos que se tratava de uma plataforma que poderia complementar nossa oferta aos clientes de uma maneira muito eficiente”, ressalta Diogo Ciuffo.

Na Grão, seus idealizadores fizeram uma imersão com famílias de baixa renda para entender as necessidades, dificuldades e aspirações desse público. “Queríamos entender como era o cotidiano deles e quais eram os maiores problemas para que conseguissem criar o hábito de poupar – mesmo que pequenos valores”, explica Monica, que completa: “além de poder ter essa que é, na verdade, uma ‘Poupança 4.0’. Sendo o passo inicial para outros tipos de investimentos para o público de baixa renda”.

Sobre o Banco PAN

O Banco PAN S.A. (BPAN4) é um dos principais bancos brasileiros, controlado conjuntamente pelo Banco BTG Pactual S.A. e pela Caixa Participações S.A. – CAIXAPAR. Com 2.438 colaboradores, possui patrimônio líquido de R$ 5 bilhões e atua com foco em pessoas físicas (classes CDE), ofertando crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos usados e motos novas, além de conta corrente digital completa, cartões de crédito e venda de seguros. O PAN gere uma carteira de 5,3 milhões de clientes e está presente em todo o território nacional, operando com uma rede de 12,2 mil lojas e concessionárias parceiras e mais de 670 correspondentes bancários, além de 60 pontos de atendimento próprios.

 

Sobre a Grão

Lançada em 2018, a Grão é a primeira fintech a viabilizar o micro investimento no Brasil. Com ela é possível investir a partir de R$ 1. O objetivo é ajudar os brasileiros a criarem o hábito de poupar pequenos valores, incentivar a formação de uma “reserva” financeira para diminuir o endividamento e  realizar os seus sonhos mais rápido.

Website: https://www.bancopan.com.br/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário