A ODATA, provedora de infraestrutura de data center para a América Latina, anuncia a conquista de três certificações – ISO 9001, ISO 20000-1 e ISO 27001 – para seu site ST01, situado em Santiago, no Chile. Chancelados pela TÜV Rheinland, provedora global de testes, inspeções e certificações, a obtenção dos mesmos reconhecimentos foi anunciada pela empresa, em janeiro de 2023, para a sua unidade em Querétaro, no México. Agora, a companhia amplia o escopo e passa a incluir o site de Santiago ao Sistema de Gestão Integrada com os demais países de Operação da companhia, como Brasil, Colômbia e México.
“Esses reconhecimentos são referentes aos nossos serviços de Colocation, compostos por projetos de solução, gestão de infraestrutura física, gestão de capacidades, gestão de ativos, provisionamento, gestão de redes e fornecimento de comunicações para data center”, afirma Carlos Salata, Gerente da Qualidade da ODATA. Em geral, a ISO 9001 refere-se ao Sistema de Gestão de Qualidade; a ISO 20000-1 ao Sistema de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação; e a ISO 27001 ao Sistema de Gestão e Segurança da Informação.
Incluindo políticas e indicadores KPIs, bem como um plano de continuidade do negócio, as certificações são efeitos do projeto de implementação das Boas Práticas do Sistema de Gestão e Qualidade nos data centers da ODATA. Ao longo do processo de implementação das normas, a ODATA executou auditoria interna com análise crítica e ações corretivas a fim de garantir que todo o ciclo fosse realizado adequada e eficientemente. Além disso, houve na sequência a auditoria externa da TÜV Rheinland, que chancelou as certificações.
“As normas ISO 9001, ISO 20000-1 e ISO 27001 são importantes para promover a melhoria contínua e o avanço da qualidade dos serviços, além de atender aos requisitos essenciais de padrões e boas práticas de tecnologia e segurança da informação. Como provedora global de certificações, a TÜV Rheinland tem orgulho de fazer parte desse processo e colaborar com a ODATA nesta conquista”, afirma Mayara Zunckeller, Gerente de Operações da TÜV Rheinland.
As políticas e normas anunciadas têm o objetivo comum de promover o processo de melhoria contínua e o avanço da qualidade dos serviços por meio do monitoramento constante de processos. “Nós a enxergamos como questões fundamentais para as operações dos nossos data centers. Estamos felizes em anunciá-las para mais um site, afinal, elas nos permitem dizer que as nossas soluções de TI atendem aos requisitos essenciais conforme padrões e boas práticas de tecnologia e segurança da informação”, acrescenta Salata.
“Gostaria de destacar todo o time da Qualidade, que se dedicaram e trabalharam em equipe para conquistarmos mais essa certificação, ressaltando a equipe comprometida e altamente treinada do DC ST01, que é a grande responsável pela conquista dessas normas para o site”, diz o executivo.
Comprometida com a qualidade e segurança nas operações de seus data centers, a ODATA anunciou, em 2022, a conquista da certificação ISO 14001 para os data centers e escritórios em Hortolândia (SP), São Paulo (SP) e Bogotá (BG), na Colômbia – a fim de promover adesão às Boas Práticas do Sistema de Gestão Ambiental. Em 2023, a companhia já anunciou as certificações ISO 9001, 20000-1 e 27001 em seu site QR01, em Querétaro, no México, e agora anuncia a sua ampliação para o Chile.
Além disso, a ODATA pretende iniciar os projetos de implementação das Boas Práticas referentes às normas ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 45001 (Sistema de Gestão e Saúde e Segurança Ocupacional) e 22301 (Gestão de Continuidade de Negócios) em todos os seus sites na América Latina, prezando o modelo Zero Waste para os controles operacionais nos data centers.