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O GDPR é uma regulamentação que exige compliance

por Paulo Fernandes Maciel
Banner da CLM mãos e os dizeres Dissolva distância

A CLM cria unidade de negócios para compliance à GDPR

A CLM Software, distribuidora de tecnologias de valor agregado com foco em segurança da informação, infraestrutura e nuvem, acaba de criar a CLM Data Protection Unit para atender demandas de canais e de clientes quanto à proteção de dados em função do GDPR – General Data Protection Regulation.

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Nova divisão com foco no GDPR

Mauro Dourado assume como diretor da nova divisão, que unifica todas as soluções de proteção e privacidade de dados dos fornecedores que compõem o portfólio da CLM:

Bitglass, Hillstone, Radware, Micro Focus, Mobotix, Allot, Picus Security, Proofpoint, Barracuda, Securonix, A10 Networks e SentinelOne.

A unidade capitaneada por Dourado também reponde por todas as subsidiárias da corporação, no Brasil, Peru, Colômbia e Estados Unidos.

Tablet com Compliance para o GDPR

A Distribuidora unifica fornecedores de soluções de proteção e privacidade de dados em nova divisão e contrata Mauro Dourado para dirigi-la

 

A CLM estruturou a nova unidade com especialistas multidisciplinares para que, a partir de análises, seja formatado um acervo de funcionalidades das diversas soluções de segurança que distribui, para identificar a quais demandas especificas, tanto da regulamentação brasileira como da GDPR, poderão ser atendidas por elas.

O CEO da CLM, Francisco Camargo, explica que a legislação europeia, a GDPR, com seus 99 artigos, é muito abrangente e tem muitas nuances que precisam ser estudadas para que as empresas que trabalham com parceiros europeus ou atendam clientes europeus estejam em conformidade com suas regras.

 

Advogados em causa e análises

“Inicialmente reunimos advogados e compliance officers para entendermos à legislação.

Depois treinamos a equipe de produtos e de pré-venda, para que os projetos apresentados pelos canais estejam formatados para atender às necessidades especificas de cada cliente,” assinala.

Logomarca da CLM que criou divisão para GDPR

Criação de nova unidade

A nova unidade, que centraliza as diversas soluções dedicadas à proteção e segurança de dados e da privacidade, aumentou bastante a qualificação da CLM e possibilitará atender mais canais à medida que seus clientes se defrontarem com os desafios da legislação europeia e brasileira.

Ainda segundo Camargo, a proteção de dados e a privacidade dos usuários sempre foram muito importantes.

“A GDPR regulamentou esta preocupação, e vazamentos de dados de usuários agora podem custar muito caro para as empresas.”

O executivo lembra que em tempos de transformação digital, as vulnerabilidades aumentam quanto maior for a superfície de exposição, que cresceu muito com o uso de dispositivos particulares conectados à rede da empresa (BYOD) e com o teletrabalho (Home Office).

 

A GDPR

Para quem não vem acompanhando, a GDPR é a nova e restritiva regulamentação europeia, que trata da coleta, tratamento e armazenamento de dados de qualquer cidadão da Comunidade Europeia.

Em vigor desde 25 de maio, o regulamento vai impactar empresas de todo o mundo que mantêm negócios com clientes europeus ou mesmo que tratem de um cidadão europeu.

Com 99 artigos, a nova legislação estabelece multas pesadas para empresas que descumprirem as regras:

Até 20 milhões de euros ou 4% do volume de negócios mundial, anual.

Camargo menciona o artigo 27, que diz que mesmo empresas estrangeiras que tratem de algum dado de cidadãos europeus, mesmo fora da Europa, têm que se enquadrar.

 

É bom ficar de olho.

Entre muitas outras determinações, o regulamento limita a guarda de informações pelas empresas, de acordo com a finalidade a que eles se destinam e inclui o princípio de responsabilidade proativa, que explicita o dever de as empresas responderem pelos dados que armazenam.

Na mesma esteira vem a criação da função de DPO – Data Protection Officer ou EPD – Encarregado de Proteção de Dados. Estimativas europeias preveem a abertura de 78 mil vagas em proteção de dados e compliance, só na Europa.

“Ninguém ainda está pronto para o GDPR,” salienta Camargo.

 

A nossa Câmara e seu projeto

Por aqui, a Câmara dos Deputados aprovou recentemente (29 de maio) o Projeto de Lei 4060/12, do deputado Milton Monti (PR-SP), que regulamenta o uso dos dados pessoais, tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada.

O assunto vinha sendo debatido há dois anos e teve sua votação acelerada depois que a legislação europeia entrou em vigor. A lei agora vai ser revista no Senado.

 

Sobre Mauro Dourado:

mauro dourado Diretor da nova divisão para compliance no GDPR

Com 20 anos de experiencia em vendas de tecnologia, Mauro Dourado é graduado em administração de empresas, trabalhou por 11 anos na Network1/Scansource do Brasil como diretor de canais.

Nos últimos 14 meses foi gerente comercial na Arrow ECS.

Anteriormente atuou como gerente de canais na 3Com do Brasil/Hewlett-Packard por dois anos e meio na época da fusão.

Anteriormente, trabalhou na Lan Professional e Computronics Distribuidora.

 

Sobre CLM

CLM Software é um distribuidor de tecnologia de valor agregado com foco em Segurança da informação, Infraestrutura e Nuvem.

A CLM distribui soluções de fabricantes líderes de mercado como A10 Networks, Allot, Arista, Barracuda Networks, Bitglass, KEMP Technologies, Micro Focus, Mobotix, Nutanix, Hillstone Networks, Picus Security e Proofpoint.

Com sede em São Paulo, a empresa possui subsidiarias nos EUA, Colômbia e Peru.

Com extensa rede de VAR’s em países da América Latina e enorme experiência no mercado.

A CLM está constantemente em busca de soluções inovadoras e disruptivas para fornecer cada vez mais valor para seus canais e usuários finais.

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