A história da Acelera Startups começa com as pesquisas do professor e empreendedor Claudio Brito, que foi três vezes ao Vale do Silício para conhecer e compilar em um workshop as metodologias e conceitos de startups que viraram empresas de sucesso.
Uma ferramenta para empreendedores transformarem seus projetos em startups de sucesso. Essa é a proposta de valor da Acelera Startups, workshop fundado e desenvolvido pelo empreendedor, professor e pesquisador de Belém do Pará, Claudio Brito. “A Acelera Startups foi concebida como uma nova maneira inovadora de preparar e educar empreendedores”, afirma Claudio.
Voltado para professores, consultores, empreendedores, profissionais liberais, estudantes ou qualquer interessado em empreender uma ideia ou preparar empreendedores, o Acelera Startups está totalmente ligado à história de Claudio: Professor da Faculdade de Estudos Avançados do Pará, Mastermind da Amazon Startups, facilitador do Empretec – curso oferecido pela ONU a empreendedores e vinculado ao SEBRAE – e CEO da Onsee, empresa de software para digital signage.
Além disso, Claudio já teve três experiências no Vale do Silício, fazendo cursos, visitando empresas, em missões empresariais e conhecendo alguns papas do empreendedorismo, como Steve Blank.
“Comecei a perceber o abismo que havia entre a teoria e a prática, ou pior, o baixo preparo do nível do ensino superior para treinar empreendedores”, comenta Claudio, sobre a inspiração para criar o Acelera Startups, no começo de 2014.
Foi em cima dessa percepção que Claudio fundou a Acelera Startups, um workshop que transforma empreendedores em facilitadores de conhecimento com algumas das principais metodologias de gestão para startups: startup enxuta, canvas, mapa de empatia, design thinking, criação de personas, proposta de valor, entre outros conceitos.
Depois de terminar o workshop, o novo facilitador, empoderado de novos e potentes conhecimentos, pode aplicar isso ao seu projeto e replicar esse curso para outros empreendedores, de acordo com um determinado viés, nicho de mercado, área de atuação ou região. Para isso, o novo facilitador pode investir nos Cards Acelera Startups para criar sua metodologia própria. “Isso faz com que a Acelera Startups crie uma rede de facilitadores, com acesso às atualizações mais recentes das metodologias e os casos de sucesso”, comenta Claudio.
A previsão de lançamento é o dia 5 de janeiro de 2015, mas o que mais anima Claudio é a possibilidade de aliar tecnologia, educação e conceitos inovadores em uma mesma plataforma. “Estamos iniciando uma nova era no Brasil: empreendedorismo com educação”, finaliza.
Sobre a Acelera Startups:
A Acelera Startups é uma empresa voltada para a educação empreendedora que promove eventos e workshops voltados para a integração entre facilitadores, mentores, empreendedores, consultores e estudantes que queiram montar um negócio inovador usando as metodologias mais utilizadas no mundo para o desenvolvimento de startups. Em seu roteiro estão técnicas muito conhecidas como: Canvas do modelo de negócios, mapa da empatia, desenvolvimento de clientes, design thinking e Lean Startup. Entre seus produtos estão: workshops, treinamentos para facilitadores e um jogo de cartas para orientar a criação de um novo negócio.