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65% das visitas on-line serão impactadas pelos
novos critérios de pesquisa de conteúdo
O Google completa 15 anos de existência com mudança em seu algoritmo de busca. Batizado de Hummingbird (beija-flor, em português), ele influenciará a ordem em que os mais de 3 milhões de sites do país são exibidos em pesquisas pela internet, e por consequência, afetará as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) das empresas.
Os novos critérios reduzirão a importância das palavras-chave para aproximar a pesquisa do Google da formulação de perguntas, como: “Qual o horário de visitação da Torre Eiffel?”. Tais mudanças já vêm ocorrendo desde 2011, mas atingiram seu ápice com o novo algoritmo. Como sinal dos novos tempos, ferramentas de análise de tráfego, como o Google Analytics, não informam mais quais as palavras-chave procuradas por usuários na busca orgânica do Google. Sem acesso a esses dados, os administradores de websites terão que direcionar seus esforços para a relevância editorial, com a publicação de informações importantes e atualizadas, se quiserem continuar a aparecer entre os primeiros resultados do buscador.
Agregar conteúdo relevante sempre foi um fator crítico em estratégias de otimização de sites.
“Agora que essa importância cresce, a vantagem competitiva está em saber usar métricas mais amplas do que a palavra-chave para se manter no topo dos resultados do Google e, assim, aumentar o tráfego e taxa de conversão em vendas” explica Diego Ivo, da Conversion, consultoria de SEO (www.conversion.com.br). Mais do que se basear em termos específicos para produzir conteúdo, uma loja on-line de materiais de construção deverá, por exemplo, trazer dicas de decoração, comparação de preços entre itens similares e dar espaço para seus clientes postarem fotos de suas casas.
Segundo a Conversion o impacto desta nova configuração é grande, levando em conta que 65% de todo o tráfego mundial é gerado a partir das 100 bilhões de pesquisas mensais do Google. “A disputa pela primeira página de mecanismos de busca justifica-se pelo seu potencial de aumentar receitas e reduzir o custo de aquisição de clientes” conclui Ivo.
Sobre a Conversion:
A Conversion é uma consultoria de SEO que atende negócios de todos os portes. Fundada em 2011 por Diego Ivo, possui cerca de 35 clientes de vários segmentos.