Os GPUs integradas da Intel têm recebido otimizações radicais nos últimos anos. Ainda não podem competir de igual para igual com os GPUs dedicados, mas muita coisa melhorou – e está melhorando cada dia que se passa.
Os GPUs integrados dos chips Haswell oferecem mais do que o dobro do desempenho dos Ivy Bridge em alguns casos.
Basicamente duas versões da GPU integrada darão a cara nos Ultrabooks em breve, aparecendo depois em diversos modelos de processadores e all-in-ones. A Iris Graphics 5100 é voltada para ultrabooks e notebooks, e a Iris Pro Graphics 5200 virá com os chips mais potentes das séries H e R.
A 5200 traz um pouco de memória eDRAM integrada para aumentar o desempenho. O consumo do GPU é mais elevada, como consequência do conjunto todo: os quad-core da série H com o Iris Pro 5200 terão um TDP de 47W. Demasiado, especialmente quando comparando com os dual-core com o Iris 5100 que consomem apenas 28W, mas plenamente aceitável dentro do nicho de mercado a que se destina, também dobrando o desempenho.
Os desktops não ficam de fora, claro. Processadores com o sufixo “R” indicam a inclusão da Iris Pro 5200. De acordo com resultados dos benchmarks do 3DMark11 a versão para desktops chegou a praticamente triplicar o desempenho da geração anterior.