Enquanto muitas empresas se preparam para reabrir suas portas e expandir sua presença online, as pessoas buscam maneiras simples de entrar em contato com os comerciantes, seja para tirar dúvidas, obter ajuda ou encontrar algo que gostariam de comprar.
Atualmente, mais de 50 milhões de empresas utilizam o app WhatsApp Business e outras milhares usam a API do WhatsApp Business. Para ajudá-las a ter mais visibilidade, estamos lançando novos recursos que permitem iniciar conversas e visualizar os produtos e serviços oferecidos por elas no WhatsApp.
Usar o código QR para iniciar conversas com empresas
O código QR funciona como a porta de entrada digital de uma empresa facilitando o primeiro contato de um cliente. No passado, ao encontrar empresas de seu interesse, as pessoas precisavam adicionar manualmente o número de telefone de cada uma delas às suas listas de contatos. Agora basta escanear o código QR na vitrine de uma loja, em uma embalagem ou em um recibo para iniciar uma conversa com uma empresa no WhatsApp.
A Ki Mindful Wearing, uma marca brasileira de roupas esportivas, nos ajudou a testar o recurso e adicionou seu código QR exclusivo às embalagens e etiquetas de seus produtos para convidar seus clientes a usarem o WhatsApp para obter ajuda ou mais informações sobre seus produtos.
Ao escanear um código QR, o usuário verá uma mensagem predefinida pela empresa para que ele possa iniciar a conversa no WhatsApp. Com as ferramentas de mensagem do WhatsApp Business, as empresas podem enviar informações rapidamente, como compartilhar seu catálogo, e tornar a conversa mais dinâmica. Para começar a usar o código QR, as empresas podem seguir estes passos simples.
A partir de hoje, o recurso de código QR está disponível para empresas do mundo todo que usam o app WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business.
Compartilhar o catálogo para exibir produtos e serviços
Com o catálogo, as empresas podem exibir e compartilhar os produtos e os serviços que oferecem, o que pode ajudá-las a fechar vendas. Desde seu lançamento no ano passado, o recurso tornou-se uma das maneiras mais populares de interação entre clientes e empresas no WhatsApp. Prova disso é que, todos os meses, mais de 40 milhões de pessoas visualizam os catálogos de empresas no WhatsApp.
Para que as pessoas possam descobrir produtos e serviços com ainda mais facilidade, as empresas agora podem compartilhar os links do catálogo e de itens individuais em sites, no Facebook, no Instagram e em outras plataformas. Além disso, os clientes também podem compartilhar os links do catálogo ou de itens com amigos e familiares por meio do WhatsApp ou por outras plataformas.
Os links do catálogo já estão disponíveis para os usuários do WhatsApp Business em todo o mundo. Saiba como sua empresa pode compartilhá-los neste artigo.
Para muitas empresas, o futuro pode parecer ainda mais desafiador devido à necessidade de se ajustar à nova realidade do mercado, e nós estamos aqui para ajudá-las nesse processo.