Home Noticias No Dia Mundial da Educação, conheça os programas da Samsung que estimulam a aprendizagem

No Dia Mundial da Educação, conheça os programas da Samsung que estimulam a aprendizagem

por SimbiekJP

Empresa tem longo histórico de investimento e atuação em Cidadania Corporativa. Saiba mais sobre iniciativas e cursos onlines gratuitos

Na 6ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, em 2019, venceu o projeto “Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava (folha da goiabeira) para aplicações diversas”.

Neste 28 de abril, serão comemorados 20 anos do Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, no Senegal. O evento foi considerado um marco para a área, a ponto de transformar essa data em Dia Mundial da Educação. E para celebrar esse momento, a Samsung reforça seu compromisso de uma década com a Responsabilidade Social no Brasil, guiados pela visão global de Cidadania Corporativa da companhia: Togheter for Tomorrow! Enabling People.

“A educação é parte fundamental desse processo e, por isso, investimos e estimulamos o ensino e a capacitação de alunos. Buscamos e incentivamos soluções criativas para demandas da sociedade e utilizamos nossos programas para alcançar esse objetivo. São iniciativas pensadas para integrar jovens e professores e tornar a experiência educacional mais prática e colaborativa.”, destaca Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

O Prêmio Respostas para o Amanhã (https://respostasparaoamanha.com.br/), iniciativa global da empresa e presente no Brasil desde 2014, já envolveu mais de 4,7 mil escolas públicas, 10,9 mil professores e 161 mil alunos. O programa é focado nos alunos do Ensino Médio da rede pública de todo o país, em que são estimulados a desenvolver projetos de experimentação científica e tecnológica sob orientação de professores das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

Com coordenação do CENPEC Educação, o Respostas para o Amanhã tem como parceiros Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), a Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para a sétima edição do prêmio, um aplicativo foi criado para otimizar a comunicação e a integração entre professores, alunos e o projeto. O app reúne informações de edições anteriores, materiais de referência e instruções para efetuar a inscrição e está disponível para download gratuito na Play Store

Já nossa plataforma de capacitação sobre Internet das Coisas, o Code IoT (http://www.codeiot.org.br/), teve os cursos online antecipados, segue de forma gratuita e tem mais de 150 mil usuários registrados. Há aulas, por exemplo, sobre programação, desenvolvimento de aplicativos e eletrônica básica. Até hoje, 1,2 mil professores participaram de cursos presenciais para, depois, desenvolverem projetos com alunos da rede pública. Isso significa, entre São Paulo e Manaus, um alcance de quase 10 mil estudantes.

Outra iniciativa é a Maratona UNICEF Samsung (https://maratonaunicefsamsung.org.br/). O programa foi desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI. A Maratona tem como objetivo desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio.

A fase final da edição deste ano será totalmente online, inclusive na fase de apresentação dos protótipos para a banca avaliadora e mentora, que será feita por uma plataforma digital. Na edição anterior, mais de 100 equipes se inscreveram e 31 foram selecionadas. Agora, 19 estão desenvolvendo os projetos de apps.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações