Confira cinco práticas simples para ter uma relação mais consciente e ecológica com os seus dispositivos móveis
Neste sábado (22) é comemorado o Dia Internacional da Terra, data adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para ampliar a consciência ambiental e disseminar práticas sustentáveis em prol do planeta. A Samsung, por meio de iniciativas como Galaxy For The Planet, visa criar ações de largo alcance para não apenas chamar a atenção para o tema, mas também transformar a Terra em um planeta mais saudável para o futuro.
A seguir, conheça dicas para um consumo mais responsável e consciente dos dispositivos eletrônicos.
Descarte seus itens corretamente e ainda ganhe brindes!
Quando um dispositivo eletrônico não atende mais às suas necessidades, existem alguns caminhos a seguir, você pode optar por repassá-lo para outra pessoa, por exemplo. Outra opção é direcionar o dispositivo para a reciclagem – e isso vale para qualquer smartphone, tablet, notebook, TV, máquina de lavar ou até mesmo acessórios, como fones de ouvido, cabos e adaptadores. Todos esses itens devem ser descartados da forma correta, para que alguns componentes possam ser reutilizados na cadeia produtiva, evitando impactos negativos no meio ambiente.
A Samsung conta com a iniciativa Samsung Recicla, um programa de logística reversa para que as pessoas possam descartar gratuitamente produtos eletrônicos¹ de todos os portes, dando a eles o encaminhamento correto. Ao todo são cerca de 350 pontos de coleta em todo o Brasil para eletrônicos de pequeno e médio portes, além do agendamento para retirada de eletrodomésticos de grande porte de qualquer marca. Mais detalhes sobre o programa Samsung Recicla estão disponíveis no site da Samsung.
Escolha marcas sustentáveis
Como parte da iniciativa Galaxy For The Planet, a Samsung vem aumentando gradativamente o uso de materiais recicláveis em várias linhas de dispositivos Galaxy.
Em 2023, por exemplo, o modelo Galaxy S23 Ultra 5G* dobrou2 o uso de peças recicladas em comparação com o Galaxy S22 Ultra 5G*, passando de seis para 12 componentes internos e externos. A linha Galaxy S23 5G* também inclui maior variedade de materiais reciclados, incluindo alumínio e vidro reciclados pré-consumo, e plásticos reciclados pós-consumo provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas de tereftalato de polietileno (PET)3. É a linha que mais usa materiais reciclados que qualquer outro smartphone Samsung Galaxy, tendo ainda a certificação UL ECOLOGO®4, o que significa que o produto foi certificado pela redução no impacto ambiental.
Reutilize o que conseguir
Além do uso de materiais recicláveis em diversas linhas de dispositivos Galaxy, a Samsung pensou em uma solução ecológica e sustentável para as embalagens dos produtos. Os smartphones Galaxy S23 5G, por exemplo, vêm em embalagens redesenhadas, feitas com papel 100% reciclado. Mas não é apenas isso.
Outra iniciativa são as embalagens reutilizáveis das Smart TVs Samsung. Em vez de simplesmente descartar o material, você pode usar a criatividade para transformar a caixa de um desses produtos em um porta-revistas, porta-objetos ou até uma casinha para o seu pet de estimação. O passo a passo vem na própria embalagem.
Evite acúmulos e desperdícios incorretos
Ao adquirir um novo eletrônico, é comum se esquecer do dispositivo antigo, seja guardando em algum cômodo da casa – afinal, um eletrônico parado também é considerado resíduo – ou fazendo um descarte irregular do produto. O mesmo vale para acessórios, como cabos de carregamento ou adaptadores de tomada, que podem não funcionar mais e estar ocupando espaço desnecessário no seu lar ou no ambiente de trabalho.
Os dispositivos mais recentes da Samsung adotam o padrão tipo-C, que universaliza a recarga dos produtos usando um único cabo. Assim, você não precisa ter em mãos vários acessórios diferentes sempre que quiser recarregar o seu smartphone Galaxy, por exemplo. Nas TVs QLED e Neo QLED, a Samsung oferece o controle SolarCell, que é carregado por energia solar, luz ambiente e até por radiofrequência sobressalente de roteadores Wi-Fi, reduzindo o descarte de pilhas.
A Samsung ainda possui os serviços Troca Smart5 e Eco Troca6. O primeiro permite utilizar seu smartphone, tablet ou smartwatch antigo para ganhar descontos na compra de um smartphone Galaxy novo. Dessa forma, se você está de olho em um dispositivo Samsung que integra o programa e quer descobrir quanto ele vale na hora de adquirir um novo Galaxy, é só utilizar o Troca Smart. Já o Programa Samsung Eco Troca incentiva o descarte correto de produtos antigos, sendo possível trocar equipamentos como geladeiras, máquinas de lavar, ar-condicionado, TVs, monitores e lava-louças, de qualquer marca e em qualquer condição, por produtos Samsung com desconto. Ao mesmo tempo que atualiza seu eletrônico para um mais tecnológico, você contribui para um planeta mais sustentável ao descartar seu dispositivo antigo de uma forma correta.
Pense no hoje para ver resultados amanhã
O Dia da Terra é em 22 de abril, mas é fundamental exercer práticas sustentáveis todos os dias para garantir um futuro melhor e mais saudável às próximas gerações. A Samsung, por exemplo, tem uma nova estratégia ambiental para combater as alterações climáticas, incluindo o compromisso de alcançar emissões líquidas de carbono zero em toda a empresa até 2050. Também está nos planos da Samsung utilizar 100% de energia renovável até 2027, bem como investir e experimentar novas tecnologias para ajudar na criação de produtos mais eficientes.
Além disso, até 2030, a Samsung Electronics planeja expandir seu sistema de coleta de lixo eletrônico, de aproximadamente 50 para cerca de 180 países. Com isso, a previsão é coletar 10 milhões de toneladas de e-waste entre 2009 e 2030, totalizando 25 milhões de toneladas até 2050.