- Design ousado, que remete às cerejeiras em flor, é inspirado no Japão e representa um novo começo para a era da Geração 3 (Gen3)
- Equipe competirá sob uma nova denominação pela primeira vez
YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E revelou o novíssimo visual de seus bólidos para a temporada 2022/2023 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, com um design chamativo que remete às cerejeiras em flor.
A escolha da equipe de incorporar a icônica flor – conhecida como Sakura – em seu visual para a Temporada 9 é uma forma de fazer uma homenagem ao DNA da escuderia japonesa, além de simbolizar e celebrar um novo começo.
A próxima campanha vai marcar o início da altamente aguardada era da Geração 3 (Gen3), sendo também a primeira vez que a Nissan vai competir na Fórmula E como escuderia e com seu novo nome. O novo e impactante visual do carro NISSAN e-4ORCE 04 destaca e comemora uma nova era não apenas para o campeonato, mas também para a própria equipe.
“A eletrificação está no centro da visão de longo prazo da Nissan na qual a Fórmula E assume um protagonismo cada vez maior”, disse Ashwani Gupta, COO na Nissan. “A Temporada 9 marca uma nova era na participação da Nissan no campeonato. Será a quinta vez que estaremos participando na Fórmula E, mas a primeira como equipe Nissan. Temos um longo histórico nas pistas e também adoramos fazer o que os outros não ousam fazer. Nosso novo visual é uma celebração à nossa herança japonesa e tenho certeza que o novo design vai se destacar nas pistas de forma jamais vista antes. Estou bem ansioso para o início da temporada e tenho certeza que contamos com todos os fatores necessários para fazer deste início da Gen3 um grande sucesso para nós na Nissan”.
Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Formula E e diretor geral da Equipe Nissan de Fórmula E também comentou: “Queríamos criar algo totalmente diferente e único para esta temporada, para marcar um momento tão importante para nós na Fórmula E e também fazer uma homenagem ao nosso DNA japonês. A campanha que está prestes a iniciar é um grande momento para a categoria, com a chegada dos carros de Geração 3. Também é um momento-chave para nós na Nissan, pois a equipe estará correndo com um novo nome agora que assumimos a totalidade das nossas operações na Fórmula E. Todos nós na Nissan estamos realmente empolgados com este novo começo, bastante motivados para enfrentar este novo desafio e totalmente ansiosos para dar a largada”.
Novo line-up de pilotos para a Equipe Nissan de Fórmula E
A Equipe Nissan de Fórmula E também tem um novíssimo line-up de pilotos para a temporada que se inicia, combinando experiência e juventude com a chegada de Norman Nato, que já venceu uma corrida na Fórmula E, e Sacha Fenestraz, vice-campeão da temporada 2022 do Campeonato de Super Fórmula Japonesa. O francês Norman Nato vai competir com o carro de número 17, enquanto que o franco-argentino Sacha Fenestraz vai assumir o volante da máquina nº 23.
“Adorei este novo visual; ele é diferente e certamente vai se destacar nas pistas”, comentou Nato. “O design inspirado nas cerejeiras em flor dá um toque especial, principalmente porque significa o início de um novo capítulo no campeonato e mais ainda para a equipe. Esta temporada também é um novo início para mim, é um novo capítulo na minha carreira e isso é muito bacana. Sei que teremos que trabalhar muito, mas não vejo a hora de começar. Vou me manter focado nas preparações para a temporada que se inicia, no desenvolvimento do carro e fazendo ajustes sólidos com a equipe para estar em nosso melhor nível na primeira corrida, no México. Eu me sinto preparado e não vejo a hora de começar esta nova temporada com minha nova equipe”.
Fenestraz também comentou: “Este carro é lindo e eu adorei a ideia das cerejeiras em flor. Esta é a primeira vez que vemos algo do tipo na Fórmula E e é muito legal fazer esta homenagem à herança japonesa da equipe. Não vejo a hora de estar na pista e estou bem empolgado para voltar a Valência e iniciar logo os testes. Correr na Fórmula E vai ser um grande passo para mim e o profissionalismo e dedicação da equipe me motivam ainda mais a entregar os melhores resultados possíveis. Estamos nos preparando bem para a temporada com o simulador, ajustando e desenvolvendo o carro para iniciar a campanha de forma positiva”.
Os pilotos Nato e Fenestraz darão suas primeiras voltas com o carro de Geração 3 exibindo o novo visual durante o teste pré-temporada no Circuito Ricardo Tormo de Valência, de 13 e 6 de dezembro. A Temporada 9 deve ser a maior campanha da Fórmula E até hoje, com um recorde de 17 corridas programadas, incluindo a primeira vez em que países como Índia, África do Sul e Brasil vão sediar uma corrida, culminando com o encerramento no E-Prix de Londres, que já se tornou o favorito dos fãs.
Shell e The Woolmark Company são parceiros da Equipe Nissan de Fórmula E
Para a temporada que se inicia, a Equipe Nissan de Fórmula E vai contar com o valioso apoio de dois fortes parceiros técnicos. Além de continuar a estreita colaboração com seu parceiro de longa data, a Shell, a equipe tem o orgulho de anunciar uma nova e empolgante parceria com The Woolmark Company.
A Shell vai continuar sua parceria de longa data com a equipe nesta Temporada 9, demonstrando seu compromisso com a Fórmula E. A Shell se apoia nesta parceria para dar continuidade ao desenvolvimento de seus fluidos especiais (Shell E-fluids) projetados para otimizar a eficiência dos veículos elétricos e expandir a rede de recarga Shell Recharge, com a meta de se tornar líder mundial em serviços de recarga para veículos elétricos. István Kapitány, Vice-Presidente Executivo Mundial da Divisão Shell Mobility comentou: “Por meio da nossa parceria com a Nissan na Fórmula E, estamos utilizando a experiência adquirida nas pistas para criar melhores produtos e serviços para os nossos clientes de veículos elétricos de produção em série. A Fórmula E é um importante campo de testes para o desenvolvimento e produção de produtos energéticos mais limpos, como Shell Recharge, Shell E-fluids e outros novos produtos energéticos”.
Na Temporada 9, The Woolmark Company inicia sua parceria técnica com a Equipe Nissan de Fórmula E para desenvolver um kit de alta performance para a equipe, com o uso de lã do tipo Merino. Com um toque suave na pele, a lã do tipo Merino permite uma gestão imbatível das propriedades de umidade, termorregulação e respirabilidade, o que faz dela um material técnico perfeito para um ambiente de alta performance. Esta é a primeira vez que a Equipe Nissan de Fórmula E testa o uso da lã Merino nos uniformes. “Nossa equipe técnica trabalhou de mãos dadas para confeccionar um kit para a equipe com foco na performance, oferecendo produtos exclusivos graças às qualidades ecológicas e técnicas inerentes a este tipo de fibra”, disse John Roberts, Diretor Geral da empresa The Woolmark Company. “A natureza inovadora da lã Merino se compara à tecnologia que está por trás da Fórmula E, graças às técnicas de produção e engenharia existentes entre nossas equipes”.
Sobre os parceiros da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9, Tommaso Volpe comentou: “Para nós na Nissan é muito importante trabalhar em parceria com empresas que compartilham conosco dos mesmos valores, prioridades e metas de longo prazo, principalmente em relação à sustentabilidade e eletrificação. Temos orgulho de contar com o apoio das empresas Shell e The Woolmark Company e trabalhar em conjunto com dois parceiros que pensam como nós e estão comprometidos em construir um futuro mais sustentável por meio da tecnologia e inovação”, concluiu Volpe.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição pela Nissan da escuderia e.dams em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, Norman Nato e Sacha Fenestraz serão os pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E.
A Nissan está competindo neste campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E incentiva a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.