- Lucro operacional de 247,3 bilhões de ienes no ano completo e lucro líquido de 215,5 bilhões de ienes
- Foi alcançado o marco do Nissan NEXT de atingir 2% de margem de lucro operacional na joint venture na China, em uma base proporcional
- Lucro operacional esperado para o ano fiscal de 2022 no mesmo nível do ano fiscal de 2021
YOKOHAMA, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou hoje os resultados financeiros para o ano completo e o quarto trimestre do ano fiscal de 2021.
Resultados Financeiros do Ano
O ambiente de negócios no ano fiscal de 2021 permaneceu extremamente desafiador, afetado por fatores externos como a propagação prolongada do novo coronavírus, a escassez de fornecimento de semicondutores e os altos preços das matérias-primas. Apesar destes desafios, a Nissan continuou progredindo no seu plano de transformação Nissan NEXT, fortalecendo sua base comercial, melhorando a qualidade das vendas e trazendo novos modelos para o mercado.
No ano fiscal de 2021, a rentabilidade melhorou significativamente em comparação com o ano anterior devido à contínua disciplina financeira e ao controle rigoroso dos custos fixos. A melhoria na qualidade das vendas globalmente, apoiada pelas condições favoráveis de mercado nos Estados Unidos, levou a um aumento significativo na receita líquida por unidade dos principais novos modelos, contribuindo para a melhoria da lucratividade no período.
Para o ano fiscal completo, a receita líquida consolidada foi de 8,42 trilhões de ienes, resultando em um lucro operacional de 247,3 bilhões de ienes com uma margem operacional de 2,9%, e um lucro líquido1 de 215,5 bilhões de ienes. O ano fiscal também marcou o primeiro retorno da Nissan à rentabilidade em três anos fiscais e a obtenção de uma margem operacional de 2%3, estabelecida como um marco no Nissan NEXT. O fluxo de caixa livre para o negócio automotivo foi negativo de 294,7 bilhões de ienes, o caixa líquido automotivo foi de 728 bilhões de ienes. Em função de seu melhor desempenho, a Nissan planeja pagar um dividendo de fim de ano de 5 ienes por ação para o ano fiscal de 2021. 4
Com base no relatório TSE – JV na China pela base de equivalência patrimonial2
Com base em taxas de câmbio médias de 112 JPY /USD e 131 JPY /EUR para o ano fiscal de 2021
Em uma base proporcional na joint venture na China, o lucro operacional foi de 360,5 bilhões de ienes, o que equivale a uma margem operacional de 3,7% e o lucro líquido1 foi de 215,5 bilhões de ienes.
Destaques financeiros do quarto trimestre
Desde o ano fiscal de 2020, a Nissan tem melhorado constantemente a receita por unidade a cada trimestre, com esta tendência que continua até o quarto trimestre do ano fiscal de 2021. Além disso, o fluxo de caixa livre para o negócio automotivo melhorou constantemente e se tornou positivo no quarto trimestre com base na equivalência patrimonial.
Com base no relatório TSE – JV na China pela base de equivalência patrimonial2
Com base em taxas de câmbio médias de 116 JPY/USD e 130 JPY/EUR para o ano fiscal de 21º T4
Perspectivas para o ano fiscal de 2022
A Nissan espera que o ambiente de mercado seja mais severo do que no ano fiscal de 2021, devido à contínua escassez de fornecimento de semicondutores, preços mais altos de matéria-prima, custos de logística, a crise na Ucrânia, bem como o impacto dos lockdowns no fornecimento de peças na China.
Entretanto, com uma base comercial mais forte e uma transformação contínua, a Nissan visa manter um lucro operacional no mesmo nível do ano fiscal de 2021, garantindo a dinamização dos produtos, melhorando a qualidade das vendas e reforçando ainda mais a disciplina financeira e o controle dos custos fixos.
A empresa apresentou à Bolsa de Valores de Tóquio as seguintes previsões para o ano fiscal. Calculadas sob o método de equivalência patrimonial para a joint venture da Nissan na China, as previsões para o ano fiscal que termina em 31 de março de 2023 são:
Dividendo por ação (iene)
Comentando os resultados, o presidente e CEO da Nissan, Makoto Uchida, disse: “O ano fiscal de 2022 será um ano importante à medida que nos aproximamos do ano fiscal de 2023, o último ano do Nissan NEXT. Embora esperemos que o ambiente empresarial se torne ainda mais desafiador, estamos confiantes de alcançar nosso plano de transformação e assegurar que a Nissan continue sendo uma empresa verdadeiramente saudável e resiliente, que possa ser financeiramente estável e rentável em qualquer ambiente empresarial e possa manter um crescimento sustentável. Vamos reafirmar a meta do plano de uma margem operacional de 5% no ano fiscal de 2023”.
1. Lucro líquido ou perda líquida atribuível aos proprietários da matriz
2. Desde o início do ano fiscal de 2013, a Nissan tem reportado números calculados pelo método de equivalência patrimonial para sua joint venture com a Dong Feng na China. Embora o relatório de renda líquida permaneça inalterado sob este método contábil, as demonstrações de receita da equivalência patrimonial não incluem mais os resultados da Dong-Feng-Nissan em receitas e lucro operacional.
3. Base proporcional da JV na China
4. A Nissan protocolou hoje o “Notice of Revision of Dividend Forecast” na Bolsa de Valores de Tóquio.
# # #
Contato
Koji Okuda or Azusa Momose
+81 (0)45-523-5552
[email protected]
Para saber mais, visite https://www.nissan-global.com/EN/IR/FINANCIAL/.
Para mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromissos com a mobilidade sustentável, visite nissan-global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twittere LinkedIn e ver todos os nossos últimos vídeos no YouTube.