- LEAF de número 250.000 sai da linha de produção na planta da Nissan em Sunderland
- Inovador sistema Vehicle to X-MAS TREE (veículo para árvore de Natal) ilumina a decoração de Natal da fábrica
- Ação demonstra o potencial dos veículos elétricos para armazenamento de energia
Sunderland, Reino Unido – Um Nissan LEAF está por trás do brilho da decoração de Natal na fábrica da Nissan na cidade de Sunderland para celebrar a marca de 250 mil unidades produzidas do veículo elétrico pioneiro do Reino Unido.
Para demonstrar a capacidade do LEAF de ser utilizado como central elétrica móvel, a energia para iluminar a árvore de Natal de quase 10 metros de altura e da reluzente rena que acompanha a decoração está sendo gerada pela bateria do veículo, utilizando a inovadora tecnologia V2X (Ou V2X-MAS TREE, do veículo para a árvore de Natal).
“Ultrapassar a marca das 250 mil unidades produzidas do Nissan LEAF é uma incrível conquista e demonstra a expertise que acumulamos na última década na produção de veículos elétricos em nossa fábrica. Neste ano, eletrizamos totalmente a linha de modelos da fábrica, com as novas versões do Qashqai e do Juke que lançamos. Por isso, iluminar a árvore de Natal com nosso veículo precursor da mobilidade elétrica é uma forma espetacular e oportuna de fechar o ano”, comentou Alan Johnson, vice-presidente de Manufatura na planta de Sunderland da Nissan.
A capacidade do Nissan LEAF de fornecer energia para a rede, uma tecnologia chamada de “veículo para a rede” (vehicle-to-grid ou vehicle-to-building – do veículo para edifício ou vehicle-to-everything – do veículo para tudo), devolve a gestão de energia para o controle do proprietário, transformando o veículo em uma central energética móvel. Os motoristas podem armazenar eletricidade na bateria do veículo e usá-la para alimentar a rede, um prédio ou até mesmo a árvore de Natal, se necessário.
Esta tecnologia permite que os veículos elétricos sejam totalmente integrados à rede elétrica, ajudando a melhorar a capacidade da rede de utilizar energia renovável e gerenciar a energia de forma mais eficiente.
Produzido há mais de uma década na fábrica de Sunderland, o Nissan LEAF foi o primeiro veículo elétrico a ser produzido em grande escala. O Nissan Qashqai, que foi o primeiro crossover e já bateu vários recordes, está sendo comercializado com o exclusivo sistema e-POWER da Nissan pela primeira vez na Europa, enquanto que seu companheiro de escuderia do segmento B, o Nissan Juke, passou a ser equipado com um motor híbrido de tecnologia avançada.
Em 2021, a fábrica da Nissan em Sunderland foi anunciada como a sede do projeto EV36ZERO, de 1 bilhão de libras. Este emblemático ecossistema de manufatura tem como foco a produção de veículos elétricos, energia renovável e baterias.
A fábrica de Sunderland é responsável pela produção do Nissan LEAF comercializado no Brasil desde 2019 e que, atualmente, já é vendido em 51 lojas da marca em todo o país, localizadas em 18 estados, além da Capital federal.
Nissan LEAF 2023
Lançada no final de julho no Brasil, a linha 2023 do 100% elétrico da Nissan diferencia-se pela aparência frontal, que inclui novos formato de grade e para-choque dianteiro. O estilo dos faróis também foi revisto e agora conta com acabamento interno preto (anteriormente era cromado). As rodas de liga leve aro 17 de cinco raios trazem novo design, ousado e agressivo. O modelo também estreia o novo logotipo da Nissan, posicionado na grade dianteira, na tampa do porta-malas, no centro das rodas e no volante.
Para aumentar o conforto e a segurança, o Nissan LEAF também ganhou sistema de áudio Bose, marca premium de som automotivo. Outra novidade é o retrovisor interno inteligente, uma tecnologia que faz com que as imagens da traseira do veículo sejam reproduzidas no retrovisor interno (tela de LCD) de forma clara, sem pontos cegos ou interferência dos apoios de cabeça do banco traseiro, por exemplo.
O sistema de recarga localizado na parte frontal do veículo também é novo. Além da ChadeMo, para carga rápida, o Nissan LEAF vem agora com entrada tipo 2, o padrão europeu, de sete pinos, mais comum nos pontos de recarga no Brasil.
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