YOKOHAMA, Japão – A Nissan e.dams segue para Londres neste fim de semana para disputar a penúltima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2021/22, competindo na exclusiva pista parcialmente coberta no ExCeL London e no Royal Victoria Dock.
Na rodada anterior, em Nova York, Sébastien Buemi e Maximilian Günther estabeleceram tempos de volta competitivos na qualificação e mostraram um ritmo de corrida sólido, com o piloto suíço conquistando 10 pontos pelo quinto lugar na Rodada 11. A equipe agora está focada em continuar o desenvolvimento do carro antes das quatro últimas corridas da temporada, que terminarão com uma rodada dupla em Seul.
Após o retorno do E-Prix de Londres à sua nova casa na temporada passada, a Fórmula E faz sua segunda visita à pista, que tem algumas pequenas modificações no desenho usado em 2021.
A linha de chegada do circuito, que tem 2.141 quilômetros, está localizada dentro do ExCeL London e a primeira metade da pista ocorre em uma superfície interna incrivelmente lisa e aderente. Os pilotos então dirigem-se para o asfalto altamente abrasivo ao redor da arena, antes de voltarem para o centro de exposições para as últimas curvas, fazendo uma volta interessante e única.
“A pista meio coberta e meio ao ar livre torna este E-Prix muito único”, diz Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E e diretor administrativo da equipe Nissan e.dams Fórmula E. “É particularmente interessante porque as duas superfícies oferecem níveis completamente diferentes de aderência. Isso torna as coisas mais difíceis para os pilotos, especialmente se tivermos chuva, mas também torna as coisas divertidas para os espectadores. Na temporada passada tivemos um ritmo sólido aqui – Séb se classificou bem e fomos competitivos nas duas corridas. Vamos nos concentrar em alcançar velocidade semelhante à que mostramos em Nova York, e espero que possamos marcar pontos fortes.”
A equipe está relacionando sua psença na Fórmula E com os veículos elétricos de produção da Nissan. Buemi correrá com seu Nissan Ariya 23, em homenagem ao novo crossover totalmente elétrico da fabricante japonesa. O Nissan LEAF 22 do companheiro de equipe Günther recebeu o nome do conhecido elétrico da marca, lançado em 2010.
A Nissan está competindo neste campeonato mundial 100% elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan ptende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa ptende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sébastien Buemi
“Tivemos um bom fim de semana na última vez em Londres, fui quarto na corrida número 1 antes de sermos desclassificados por excesso de uso de energia. Espero que possamos replicar esse ritmo. Temos bons dados para a pista, embora o desenho seja um pouco diferente, então mal posso esperar para correr lá novamente. É um circuito único, entrando e saindo da arena ExCeL London, com muita aderência dentro de casa no asfalto especial. É um local desafiador e estou ansioso novamente este ano.”
Maximilian Gunther
“Londres é uma pista fantástica, é um desafio legal com os desenhos interno e externo. Gostei muito da experiência no ano passado. As mudanças feitas na pista devem melhorar as corridas no meio da volta e estamos nos preparando bem no simulador, então sabemos no que focar durante a qualificação e no gerenciamento da corrida. Há algumas curvas apertadas e algumas seções mais rápidas, mas acima de tudo é muito estreita. A pista é ótima para a Fórmula E, especialmente na qualificação, onde você precisa estar bem no limite e ser tão preciso para entrar no fluxo do circuito. Estou ansioso para dar o meu melhor para extrair tudo do carro e espero ter duas corridas fortes.”
#FANBOOST
Os fãs dos pilotos da Nissan e.dams podem ajuda-los a obter um impulso extra de energia durante cada corrida visitando www.nismo.com para votar nele. A votação começa três dias antes da corrida e fecha seis minutos depois da corrida. Apenas os cinco melhores pilotos do Fanboost Leaderboard podem ganhar o impulso extra de energia, então cada voto é importante para ajudar os pilotos do Nissan e.dams a ganhar o Fanboost.
Para mais informações, visite Nissan Global Newsroom e no site da Formula E para maneiras de assistir.