YOKOHAMA, Japão – A Nissan anunciou que está desenvolvendo uma nova tecnologia de assistência ao condutor. O novo dispositivo utiliza informações altamente precisas e em tempo real sobre o ambiente no entorno do veículo para melhorar notavelmente a capacidade de evitar colisões. Um veículo de testes foi utilizado nas instalações da Nissan no Japão para demonstrar como esta tecnologia pode funcionar automaticamente em manobras para evitar colisões.
Veículo de testes ProPILOT Concept Zero
A tecnologia de percepção real do entorno (ground truth perception) que está sendo desenvolvida pela Nissan reúne informações de câmeras, radares e sensores LiDAR de última geração e alta performance. A tecnologia pode detectar o formato e a distância de objetos, bem como a estrutura da área no entorno do veículo, com um alto nível de precisão e em tempo real. Quando utiliza estas informações, o veículo tem condições de analisar a situação atual instantaneamente, tomando decisões de forma automática e realizando as manobras necessárias para evitar colisões. Esta tecnologia também pode detectar lentidões no trânsito e obstáculos na pista à distância, mudando de faixa de rodagem conforme a situação. A tecnologia pode, sobretudo, aumentar o nível de assistência ao motorista em áreas onde informações detalhadas de geolocalização não estão disponíveis.
“A Nissan foi a primeira a comercializar uma série de tecnologias avançadas de assistência ao motorista. Quando pensamos no futuro da condução autônoma, acreditamos que é crucial que os motoristas tenham extrema confiança na segurança de seu veículo. Estamos convencidos que a tecnologia de percepção real do entorno que estamos desenvolvendo contribuirá significativamente no futuro para aumentar a confiança dos motoristas e reduzir acidentes de trânsito, bem como para a condução autônoma”, comentou Takao Asami, vice-presidente mundial sênior de P&D avançado.
A Nissan está trabalhando em parceria com empresas de ponta na pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia e no compartilhamento de know-how. O sensor LiDAR de última geração que está sendo integrado ao sistema é um item crucial. Desenvolvido em colaboração com a Luminar1, o dispositivo utiliza tecnologias que ocupam a liderança mundial na área. Já em relação ao controle avançado para evitar colisões, é fundamental desenvolver tecnologias de verificação altamente precisas que funcionam em ambiente digital. Para isso, a Nissan está trabalhando em conjunto com a Applied Intuition2, que conta com tecnologias de simulação de vanguarda.
Por meio de sua visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a Nissan está trabalhando para desenvolver tecnologias de controle do veículo para reduzir acidentes de forma significativa, utilizando os sensores LiDAR. A Nissan acredita que as tecnologias de assistência ao motorista que permitem evitar acidentes de grande complexidade serão essenciais na era de condução autônoma que está por vir. A Nissan quer concluir o desenvolvimento de sua tecnologia de percepção real do entorno ou ground truth perception até meados da década de 2020. O sistema estará inicialmente disponível em novos modelos específicos, para ser posteriormente instalado em praticamente todos os novos modelos até o ano fiscal de 2030.
- Empresa global de tecnologia automotiva. Na última década, a Luminar construiu uma plataforma avançada que oferece hardware e software aos seus mais de 50 parceiros na indústria, incluindo a maioria dos fabricantes do setor automotivo. Clique aqui para obter mais informações sobre a Luminar.
- A Applied Intuition fornece softwares a equipes de desenvolvimento de produtos e engenharia, para que a autonomia chegue ao mercado de forma mais fácil, com rapidez e segurança. Por meio de produtos com foco em simulação, validação e gestão dos logs de condução, a empresa entrega uma sofisticada infraestrutura criada para implementação em escala. Clique aqui para saber mais.