A Intelligent Community Forum (ICF) concede a premiação de 2016 ao projeto de inclusão digital no Rio de Janeiro, no qual a YDreams Brasil é a parceira de tecnologia da SECT desde sua concepção em 2012
São Paulo, junho de 2016 –A Intelligent Community Forum (ICF) acaba de anunciar o projeto Naves do Conhecimento como o grande vencedor do prêmio Visionary of the Year Award 2016. O programa social foi criado em 2012 pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT) da prefeitura do Rio de Janeiro e, atualmente, é considerado um dos mais importantes projetos de inclusão digital já implementado no estado do Rio de Janeiro. Para ser desenvolvido, o programa contou a parceria tecnológica da YDreams Brasil, agência de tecnologia e design focada em inovação.
“O projeto Naves do Conhecimento prova que a infraestrutura necessária para superar o deficit digital de uma cidade pode vir de dentro de uma comunidade, criando centros de inclusão em suas proximidades”, declarou o Co-Fundador do said ICF, Louis Zacharilla. A cerimônia de premiação será realizada entre os dias 13 e 17 de junho, em Columbus, no estado de Ohio/EUA, durante o jantar anual da Intelligent Community Awards Dinner, evento que encerra o encontro da Cúpula da ICF.
“Já dissemos que para sair da revolução tech para um renascimento comunitário, precisamos de uma ponte que possa, de maneira economicamente viável, conectar pessoas a tecnologia; uma que dê a todos a mesma chance de acesso para que cada um possa demonstrar seu potencial humano em diversas formas. Com as Naves do Conhecimento, o Rio tem essa ponte”, afirma Zacharilla.
A YDreams participa do projeto desde que foram selecionados pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDAC) para ser a parceria de tecnologia. Os centros culturais tecnológicos, implementados pela secretaria de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, foram concebidos, montados e mobiliados pela YDreams Brasil desde 2012 em Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança. Em apenas três anos de existência, as primeiras oito Naves do Conhecimento receberam mais de 1,8 milhão de visitas e cerca de 150 mil pessoas se cadastraram, com mais de 15 mil alunos certificados em seus vários cursos e oficinas nas áreas de Tecnologia da Informação e da Comunicação.
Os prédios com arquitetura moderna são locais onde os moradores podem acessar à internet, ferramentas de ensino e programas de uso pessoal, criando um núcleo de difusão e criação artística, cultural e social nas regiões beneficiadas pelas unidades. A grande diversidade de ambientes com equipamentos de última geração e as ações específicas para os jovens dessas comunidades foram desenvolvidas pela YDreams Brasil.
A agência, além de criar o conceito que alia tecnologia e design, direciona as atividades para despertar em estudantes e moradores maior interesse por conhecimentos digitais. Através de mesas e painéis multi-touch e interações baseadas em gestos, os visitantes podem conhecer os grandes mestres das ciências e das artes, a história do seu bairro e ainda apreciar uma exposição de arte. Entre as atividades oferecidas gratuitamente às comunidades estão cursos, pesquisas e aulas para escolas da região durante os dias úteis; e nos finais de semana, atividades de lazer como concursos, mostras de cinema e lazer.
“A tecnologia tem imposto grandes mudanças na forma como as pessoas vivem e interagem. Projetos como esses ajudam a sociedade, permitindo que pessoas tenham igual acesso a habilidades e conhecimentos mais avançados sobre novas tecnologias, tais como robótica, redes e Internet das Coisas, independentemente de sua classe social. A YDreams Brasil está muito orgulhosa por fazer parte de um empreendimento tão bem-sucedido, que tem mudado vidas”, afirma Daniel Japiassu, sócio e diretor de operações da YDreams.
Durante os Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016, a Prefeitura do Rio anunciou que as oito Naves do Conhecimento serão usadas como centros de capacitação dos 70 mil voluntários que atuarão nos dois eventos.
Sobre a YDreams Brasil
A YDreams Brasil é uma Agência de Tecnologia e Design com foco em inovação que atua como parceria – estratégica e de execução – de empresas e marcas na condução de seus negócios na nova realidade Pós-Digital. Com atuação internacional desde o ano 2000, com cerca de 900 projetos em mais de 30 países, o grupo YDreams vem redefinindo o conceito de interatividade no aquecido mercado das tecnologias interativas. O resultado são projetos inovadores como lojas conceito, stands corporativos tecnológicos, museus interativos, exposições imersivas, publicidade interativa em cinema e espetáculos, expositores sensoriais para varejo e brand experience para eventos. No Brasil, os principais clientes e parceiros são Bradesco, Ambev, Coca-Cola, Audi, Petrobras, Light, Gafisa, SonaeSierra, Ipiranga, Instituto Ayrton Senna, FGV, Bombril e Secretaria Municipal de Tecnologia do Rio de Janeiro.