Infelizmente o mar de rosas que andavam parece ter chego ao fim, tornando este mar bem furioso e em meio a tempestades. Acontece que os fabricantes de chips DRAM estão todos em dificuldades por causa da queda do preço dos chips, causada pelo excesso de oferta, segundo fontes da indústria.
Em adição, as empresas temem que as expectativas para do mercado para o restante de 2011 ainda não estejam muito transparentes. De acordo com o diário financeiro Digitimes, as quotas para os chips mainstream DDR3 de 2Gb desceram abaixo do 1 dólar por chip, estando o preço dos chips eTT com a mesma densidade perto dos 0,70 cents de dólares.
Um dos problemas é a fraca venda de kits DRAM, causado em grande parte pela fraca venda de PCs. A procura por tablet PCs e servidores não é grande o suficiente para acompanhar o crescimento da oferta.
Em adição, a Samsung vem pressionando o mercado com a mudança para os chips fabricados na tecnologia de 20nm, para reduzir os custos de produção e mitigar os problemas sentidos presentemente na indústria. Isto tem obrigado as outras empresas a seguir os mesmo passos, contudo, a maioria deles não tem dinheiro suficiente par investir nas novas tecnologias.
Fonte: Digitimes.com