Home Noticias Muito além do fast-food: Burger King do Brasil utiliza plataforma de Inteligência Artificial da IBM para comunicação mais rápida, efetiva e segura com colaborador

Muito além do fast-food: Burger King do Brasil utiliza plataforma de Inteligência Artificial da IBM para comunicação mais rápida, efetiva e segura com colaborador

por SimbiekJP

Tecnologia de IBM Watson apresenta agilidade em processos internos da companhia, atendendo às principais demandas trazidas pelo cenário atual

São Paulo, 13 de agosto de 2020 – O momento pelo qual estamos passando fez a Burger King do Brasil intensificar sua jornada de reinvenção digital para atender a um público especialmente impactado pela pandemia do Covid-19: seus colaboradores, que precisaram se adaptar às novas formas de trabalho implementadas pela organização. Além de todas as medidas higiênico-sanitárias adotadas em relação à interação entre colaboradores e consumidores, a companhia acredita que a comunicação é um ativo essencial para manter o bem-estar de todas as pessoas que fazem parte da organização.

Buscando uma forma de estar mais próxima dos colaboradores e ter uma ferramenta para facilitar a solução de dúvidas por todos os seus profissionais, em 2019 a BK Brasil criou, com expertise e tecnologias de inteligência artificial, o assistente cognitivo TOP (Tecnologia Orientando Pessoas), utilizando IBM Watson Assistant, na nuvem pública da IBM. Antes do projeto, idealizado e implementado por IBM Services, a comunicação entre a organização e parte de seus 18 mil colaboradores era centralizada e realizada pela liderança das lojas. Atualmente, e após a adoção do assistente virtual conectado ao WhatsApp, as principais informações sobre os processos de Gente & Gestão passaram a estar rapidamente disponíveis para cada colaborador em seus dispositivos móveis através da interação feita com perguntas e respostas – que vão além de uma interação automatizada.

Com apoio do TOP, a companhia conseguiu de maneira efetiva ter uma ferramenta da qual consegue se comunicar diariamente com os colaboradores. A plataforma ainda contribuí também para disseminar, de forma rápida, o posicionamento da companhia em relação a diversos temas, principalmente no período de pandemia. Em um esforço conjunto com apoio da IBM, atualizações foram rapidamente feitas na ferramenta para disponibilizar para consulta dos trabalhadores o conteúdo oficial do Ministério da Saúde sobre o coronavírus. A ferramenta ainda ajudou a área de Gente & Gestão a ir além, habilitando conteúdos disponíveis em mais de 30 respostas sobre dúvidas relacionadas à Covid-19, como orientações sobre EPI’s (equipamentos de proteção individual), grupos de risco, condução para utilização dos espaços, entre outros.

Dentre as consultas mais realizadas ao TOP estão dúvidas sobre temas relacionados a salário, remuneração e benefícios e outras relacionadas à Covid-19. Em meio ao cenário atual, o assistente virtual passou por um incremento nos acessos, chegando a mais de 1.100 perguntas em média por dia enviadas durante abril e um total de mais de 33.100 respostas no mês.

Para Marcia Baena, Vice-Presidente de Gente & Gestão do Burger King do Brasil, “o principal objetivo da TOP é estar próximo do nosso colaborador e facilitar o acesso à informação. A tecnologia tem um papel primordial em habilitar essa conexão, ainda mais em um momento no qual confiança, segurança e velocidade são tão críticos. Sabemos que o momento demanda comunicação e um fluxo ágil de informação e se a tecnologia nos permite esse contato próximo com as pessoas que fazem parte do time, vamos aproveitá-la da melhor forma”.

A TOP reconhece cada colaborador pelo seu número de telefone e CPF cadastrados no sistema da empresa para garantir a confidencialidade e assim lhes ajuda a tirar dúvidas sobre férias, informe de rendimentos entre outros 60 assuntos de Recursos Humanos. Hoje, esse assistente virtual se tornou uma ferramenta bastante eficaz e ágil no atendimento aos funcionários da companhia, respondendo por 50% dos chamados. Uma arquitetura de nuvem híbrida e multicloud, acessando IBM Cloud no ambiente de TI do BK, garante a rápida troca de informações para trazer respostas em tempo real e de forma segura.

“O Burger King é um exemplo nesse sentido, ao ter combinado sua jornada de transformação digital com sua estratégia de gestão de pessoas para estar mais conectado e responder de maneira mais eficiente às necessidades do time”, comenta Marco Kalil, Vice-Presidente de IBM Services da IBM Brasil. “Para a IBM, é motivo de grande orgulho ser o parceiro dessa jornada de reinvenção para que eles possam se concentrar no que há de mais importante: a segurança e a saúde das pessoas.”

Colocando a tecnologia como aliada para as pessoas, o Burger King do Brasil estabelece o caminho para seguir inovando, crescendo e oferecendo uma melhora na experiência do colaborador, junto com a transformação da empresa.

SOBRE BK BRASIL S.A.

O BK Brasil Operação e Assessoria a Restaurantes S.A. é o master franqueado da Burger King Corporation no Brasil e responsável pela gestão e desenvolvimento das marcas BURGER KING® e POPEYES® no País. O BURGER KING® abriu o primeiro restaurante no Brasil em novembro de 2004 e, atualmente, possui mais de 800 estabelecimentos. Para mais informações, visite https://www.burgerking.com.br ou a marca no Facebook ,Twitter e no Instagram .

Sobre a IBM

A IBM é a empresa líder em soluções de computação em nuvem e soluções de plataforma. A IBM cria valor para os clientes por meio de produtos e soluções integrados que aproveitam todo o espectro de dados, a mais recente tecnologia da informação, profunda experiência no setor e nos processos de negócios, um amplo ecossistema de parceiros e alianças e os principais laboratórios de pesquisa no mundo industrial. Para mais informações, visite https://www.ibm.com

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Anexo
Fonte: https://www.ibm.com/

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