No valor acumulado em 12 meses, as vendas do varejo cresceram 3,7%
O movimento do comércio recuou 1,3% entre março e abril de 2014, apurados os efeitos sazonais, conforme constatou a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a partir de dados do varejo com abrangência nacional. Na variação interanual (abril/14 contra abril/13) houve alta de 7,8%, elevando consequentemente o resultado acumulado no primeiro quadrimestre. Em 12 meses acumulados (mai/13 até abr/14 contra mai/12 até abr/13) o crescimento foi de 3,7%.
A desaceleração do varejo em 2013 ocorreu de forma generalizada, fruto de diversos fatores macroeconômicos, como a queda dos níveis da confiança do consumidor, deterioração do nível de preços etc. No entanto, apesar de inicialmente se esperar uma tendência de crescimento mais modesta para o varejo em 2014, os resultados de abril apontaram novamente melhora do ramo na avaliação interanual e nos valores acumulados, corroborando o fato relevante já apontado pela Boa Vista SCPC na última aferição deste indicador – quando o resultado do primeiro trimestre sugeriu um crescimento mais intenso do que o esperado.
Setores
O setor de Combustíveis e Lubrificantes obteve alta de 4,2% em 12 meses acumulados. No valor acumulado no ano (entre janeiro e abril frente ao mesmo período de 2013) houve elevação de 8,9%, enquanto a variação mensal de abril contra março foi de 0,8%, retirados os efeitos sazonais.
A atividade do setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas subiu 2,5% nos dados acumulados em 12 meses e 2,9% na comparação do acumulado no ano. Houve queda de 0,7% em abril, na série dessazonalizada.
O segmento de Móveis e Eletrodomésticos aumentou 5,0% na variação acumulada em 12 meses e 11,7% no acumulado do ano. Na comparação mensal dos dados dessazonalizados, houve queda de 3,7%.
Por fim, o setor de Tecidos, Vestuários e Calçados registrou alta de 1,4% em 12 meses acumulados e de 5,5% na comparação do acumulado no ano. Na comparação mensal com ajuste sazonal, a variação entre abril e março foi de 2,6%.
Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição do brasileiro serviços que o ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
Boa Vista SCPC: consumidores e empresas do mesmo lado.