Com uma média mensal de 250 clientes e 500 contratos, o escritório de advocacia recorreu às soluções Power BI e Power Query para otimizar processos e gestão de dados
São Paulo, 23 de setembro de 2021. A inovação é uma pauta recorrente em muitas empresas que querem se diferenciar no mercado, incluindo aquelas que fazem parte de ramos notadamente tradicionais, como o Direito. É o caso do Baptista Luz Advogados, escritório full-service em Direito Empresarial, que recorreu às soluções da Microsoft para otimizar e automatizar os seus processos internos e melhorar a gestão dos dados.
Desde sua fundação, há 17 anos, o escritório vem agregando valores e expandindo seu alcance. Hoje, além da matriz em São Paulo, há outras três filiais em Londrina/PR, Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS que, juntas, possuem cerca de 170 profissionais com uma média mensal de 250 clientes e 500 contratos ativos. Paralelo ao trabalho jurídico, há também uma intensa produção de conteúdo que gera embasamento e conhecimento tanto para a equipe de colaboradores quanto para os clientes. São produzidos pela empresa diversos formatos de conteúdo como artigos, guias, manuais, dossiês, textos, materiais audiovisuais e templates para startups.
Para dar suporte às diversas atividades que estão em curso, o escritório adotou o Power BI, plataforma de análise de dados, para automatizar a geração de relatórios – antes realizada manualmente. Isso gerou economia de tempo – uma vez que processos que antes demoravam meses para serem concluídos, passaram a levar apenas alguns dias – e uma conexão única com o banco de dados, além de possibilitar que as informações captadas passassem a acompanhar a performance dos profissionais, auxiliando na tomada de decisões, seja no momento de contratação, abertura de áreas, promoção, entre outros.
Outra inovação foi a melhoria do fluxo de informação interno e externo com a adoção de plataformas de comunicação a partir do Microsoft 365, como o Microsoft Teams o SharePoint, e de ferramentas como o PowerBI e Power Automate. Com isso o uso integrado de todas essas soluções, facilita-se o fluxo e visualização de dados administrativos e executivos, aprimora-se a interação, a colaboração e o compartilhamento entre os times e os clientes durante a pandemia.
Além disso, por meio da tecnologia do Power Query, mecanismo de preparação e transformação de dados, a conexão com o PDF tradicional, pastas, aplicativos e arquivos possibilitou uma celeridade nos procedimentos internos e, também, na exatidão dos resultados de cada profissional.
Segundo Pedro Pavan, Líder do Business Intelligence e Especialista em Finanças e Controladoria do Baptista Luz Advogados, o resultado, a partir da adoção das soluções, pôde ser visto em poucos dias. “O passo inicial foi suprir a necessidade de fazer uma performance por advogado, área, projeto e cliente. Com essa riqueza de dados em uma única plataforma, nos conectamos ao banco de dados e começamos a automatizar tudo. Então, houve uma revolução no nosso modo de trabalho”, comenta.
“A jornada de transformação digital e a adoção dessas soluções geraram uma grande melhora na visão dos negócios como um todo e, com os insights trazidos pela gestão de dados, foi possível otimizar e agilizar, efetivamente, os processos tanto dos funcionários quanto da empresa. A inovação na Baptista Luz Advogados mostra o potencial da tecnologia para além das grandes indústrias, mas em todos os setores e ramos de atividades”, afirma Priscyla Laham, vice-presidente de Vendas para o Mercado Corporativo & PME da Microsoft Brasil.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 32 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.