Evento acontece dia 13 de setembro às 15h50 e conta também com a participação das empresas Bradesco,Trust Tecnologia e Fireblocks
A Microsoft participa do Blockchain Rio Festival, maior evento de Blockchain e Web3 da América Latina, que acontece entre os dias 12 e 14 de setembro de 2023, na ExpoMag, no Rio de Janeiro. Os executivos João Aragão, especialista de Tecnologia de Serviços Financeiros da Microsoft para América Latina; Juliana Begnami, estrategista de tecnologia da Microsoft Brasil; e Renata de Almeida, diretora de contas da Microsoft Brasil, participam do painel “Pilotos do Real Digital” ao lado de George Marcel, especialista de inovação do banco Bradesco; de Davi Cunha, CEO e Co-founder da Trust Tecnologia; e de Jorge Borges, diretor comercial de Latam da Fireblocks. Esta sessão acontece no palco BlockChain Insights no dia 13 de setembro às 15h50.
Na oportunidade os especialistas abordam a parceria entre Microsoft e o Bradesco para apoiar o desenvolvimento do projeto-piloto do Real Digital (DREX) e a transformação digital do setor financeiro, além de outras ofertas de tokenização e modelos de negócios, que contam com o apoio da Fireblocks na parte de segurança.
O DREX é o projeto do Banco Central (BACEN) de moeda digital de um banco central (conhecida pela sigla CBDC). A solução é baseada em DLT (Distributed Ledger Technology), que fomenta o uso de blockchain. O objetivo é apoiar pequenas e médias empresas agrícolas a expandirem seus negócios e acessarem mercados de capitais globais ao fazerem transações internacionais mais facilmente, além de terem suporte e interoperabilidade entre moedas, e com o PIX. A Microsoft tem trabalhado em conjunto com o BACEN, instituições financeiras e associações para apoiar a transformação digital do setor financeiro, apoiando as recentes inovações, como desenvolvimento do Open Finance, PIX e, agora, sendo a única empresa a estar em quatro consórcios para o desenvolvimento do projeto-piloto do Real Digital.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países, com 122 subsidiárias, a empresa é líder em inovação e no desenvolvimento de tecnologias promissoras, como a Inteligência Artificial (IA) e aplicações em nuvem. No Brasil há 34 anos, a Microsoft possui um ecossistema de mais de 25 mil parceiros. Desta forma a empresa mantém uma robusta estrutura de negócios, altamente eficiente, e que conta ainda com um Centro de Transparência, que visa promover a computação confiável e segura, o Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL – Advanced Technology Lab), e o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC – Microsoft Technology Center), em operação no Brasil desde janeiro de 2012. Com o objetivo de contribuir com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão no País, a Microsoft também lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil que tem, entre os seus pilares, a capacitação de profissionais para o mercado de tecnologia, condição essencial para promover a transformação digital das empresas brasileiras. Desde julho de 2020, quando foi estabelecido o plano Mais Brasil, até julho de 2023, 7,8 milhões de pessoas foram alcançadas com diferentes iniciativas de qualificação e requalificação.