“10 anos atrás, um browser nascia. Seu nome era Internet Explorer 6. Agora que estamos em 2011, em um era em que web está moderna, é hora de dizer tchau.”
É dessa maneira que a Microsoft inaugura uma contagem regressiva para incentivar os usuários abandonarem a antiga versão do navegador (o IE 9 foi lançado há pouco mais de um mês).
O site “IE 6 Countdown” mostra em tempo real a porcentagem de usuários que ainda utilizam a antiga versão do navegador. Até a publicação deste post, 12% dos internautas em todo o mundo ainda são adeptos do IE6 (Fonte: Net Applications). A maior concentração deles está na China, com 34% dos usuários. Em segundo lugar vem a Coreia do Sul, com 24%. O Brasil corresponde a 2,9% do total.
A Microsoft alega que manter a antiga versão ativa prejudica os webmasters, que têm que adequar os sites à plataformas antiquadas. Mesmo sabendo disso, a empresa não pode simplesmente inibir o funcionamento do programa. O jeito é apelar para o bom senso dos usuários, criando campanhas de conscientização que visam a migração gradativa para novas versões.