A Microsoft Corp. anunciou nesta segunda-feira a disponibilidade de novos produtos e serviços desenvolvidos para permitir que pessoas e organizações possam utilizar dados para o trabalho, atingindo melhores resultados para empresas de todos os tamanhos. Os anúncios foram feitos na Convergence 2015, conferência anual da Microsoft para seus clientes.
“As empresas estão ansiosas para aproveitar novas oportunidades utilizando tecnologias como machine learning e a análise preditiva”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Apenas quando as empresas criarem uma cultura que capacita todos a terem acesso à dados e insights que impulsionam ações, é que estarão prontas para se transformar verdadeiramente.”
Nadella demonstrou a capacidade de produtos e serviços desenvolvidos pela Microsoft para capacitar indústrias, organizações e indivíduos a impulsionarem ações a partir de seus dados.
“Os serviços Microsoft Azure Internet of Things, combinados com o Windows 10 IoT para dispositivos e o Power BI está alimentando um grau de colaboração, visibilidade e conhecimento a partir de dados inéditos na indústria de petróleo e gás – do campo de petróleo e centro de operações até a sala de reuniões”, disse Gary Pearsons, vice-presidente e gerente geral de Suporte ao Cliente e Manutenção na Rockwell Automation.
Há vários componentes dos anúncios de hoje:
Ferramentas para indústrias
- Suíte Microsoft Azure Internet of Things (IoT). A suíte Microsoft Azure IoT é uma oferta integrada que tira proveito de todos os recursos relevantes do Azure, o faturamento simplificado e o provisionamento fácil para ajudar empresas a se conectar, gerenciar e analisar todas as suas “coisas”. Disponível em preview no final desse ano, esta nova oferta irá fornecer às empresas aplicações visando os cenários comuns de Internet das Coisas – como o monitoramento remoto, gestão de ativos e manutenção preditiva – para simplificar a implantação e fornecer a capacidade de escalar sua solução para milhões de “coisas” ao longo do tempo. O Azure Stream Analytics estará disponível no próximo mês como parte do Azure IoT ou como um serviço autônomo. Atualmente em preview, o Azure Stream Analytics ajuda os clientes a processar enormes quantidades de dados provenientes de “coisas” e serviços em tempo real, para que os clientes possam prever tendências e automatizar serviços e respostas.
- Windows 10 para Internet of Things. A Microsoft anunciou que o Windows 10 irá fornecer versões do Windows para um conjunto diversificado de dispositivos da Internet das Coisas, que estarão sob o nome do Windows 10 IoT. O Windows 10 IoT oferecerá uma plataforma Windows com aplicações universais e modelos de driver que irão abranger uma ampla gama de dispositivos, desde controladores de baixa pegada, como gateways da Internet das Coisas, até dispositivos poderosos, como caixas eletrônicos e robótica industrial. O Windows 10 IoT também trará segurança de nível empresarial a partir do dispositivo para a nuvem e conectividade nativa para cenários de máquina-a-máquina e máquina-a-nuvem com serviços Azure IoT.
Ferramentas para organizações
- Power BI é um serviço, disponível nos Estados Unidos e em mais de 140 mercados em todo o mundo, que ajuda os clientes a ter controle do seu negócio por meio de painéis operacionais do mercado ao vivo, explorar os dados por meio de relatórios visuais interativos, e compartilhar facilmente novas ideias com colegas e clientes. Os novos conectores, painéis e relatórios do Power BI estarão disponíveis em breve para algumas das fontes de dados mais populares da indústria – incluindo Google Analytics, Microsoft Dynamics Marketing, Zuora, Acumatica e Twilio.
- O lançamento Spring 15 do Microsoft Dynamics CRM, previsto para o final do segundo trimestre de 2015, trará melhorias significativas de desempenho, aprofundará a interoperabilidade com o Office 365 e, com novas melhorias de gestão do conhecimento, melhorará a eficiência e a colaboração entre trabalhadores e empresas. O lançamento também apresentará o Microsoft Social Engagement, a mais recente atualização para a ferramenta de monitoramento social da Microsoft projetada para permitir que as pessoas acompanhem e engajem no contexto de seu Dynamics CRM e/ou aplicativo do Office. A inteligência adquirida com esta nova solução permitirá que as empresas sejam mais bem informadas sobre o que os clientes estão dizendo em todos os canais sociais.
Ferramentas para indivíduos
- O Office Delve, agora disponível mundialmente, utiliza técnicas sofisticadas de machine learning para ajudar as pessoas a descobrir documentos relevantes, conversas e conexões de todo o Office 365. Além disso, os conteúdos do Exchange Online e do Yammer são agora acessíveis por meio da experiência Delve.
- A empresa anunciou o preview do Office 2016 para Profissional TI e Desenvolvedores, um marco fundamental para a próxima versão do Office na área de trabalho do Windows. Espera-se que o Office 2016 esteja disponível no segundo semestre deste ano. A Microsoft incentiva os profissionais de TI e desenvolvedores de seus clientes corporativos para se juntar ao preview para preparar, começar a testar e ajudar a moldar o futuro do produto.
- O preview técnico do Skype for Business (anteriormente chamado de Microsoft Lync) começa nesta segunda-feira e o novo client, servidor e serviço Skype for Business com Office 365 estará disponível a partir de abril. O Skype for Business oferece uma experiência de voz e de colaboração de vídeo pronta para empresas baseada na familiar interface de usuário Skype, incluindo a capacidade dos clientes do Skype for Business de conectar com qualquer pessoa na rede Skype.
Os clientes e parceiros também destacaram os benefícios desses produtos e soluções e demonstraram quais são seus próximos passos para utilizar sistemas de inteligência a fim de transformar seus negócios.
Mais informações e notícias sobre o Convergence 2015, bem como a apresentação de abertura e os anúncios relacionados com as atividades de clientes e parceiros, estão disponíveis em http://news.microsoft.com/convergence2015 .
Aqueles que desejam seguir e interagir com a Microsoft no Twitter podem fazê-lo em @MSFTNews e @MSFTConvergence usando #Conv15.
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 11 escritórios em todo o País. Nos últimos 12 anos, a empresa investiu mais de R$ 239 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.