A nova trilha de conhecimento ensina como elaborar um currículo, se preparar para uma entrevista de trabalho e aproveitar o melhor do LinkedIn. O conteúdo é gratuito e está disponível no portal do Conecta+, no canal do YouTube da Microsoft e na Escola do Trabalhador 4.0
São Paulo, 11 de abril de 2023 – A Microsoft lançou uma nova trilha de conhecimento, chamada “Como conseguir um novo emprego”, com o objetivo aumentar a empregabilidade dos brasileiros. O conteúdo foi criado em parceria com a Ubá Gestão, consultoria especializada em gestão estratégica de pessoas, e conta com dicas da profissional Denise Bueno, especialista em Recursos Humanos.
Disponível nas plataformas do Conecta+, Hub de capacitação da Microsoft, e na Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o curso gratuito está dividido em 4 módulos e conta com aulas em vídeos e material de apoio. O conteúdo também pode ser acessado por meio do canal do YouTube da Microsoft Brasil e será disponibilizado por outros parceiros que atuam com capacitação digital para empregabilidade em suas plataformas de e-learning.
A Microsoft promove diversas iniciativas de aprendizagem e empregabilidade voltadas para a capacitação da força de trabalho no letramento digital e nas tecnologias demandadas no mundo do trabalho atual. São cursos para diferentes níveis de conhecimento, desde o mais básico até os mais avançados, com a possibilidade de certificação. A trilha “Como conseguir um emprego” chega para complementar as trilhas de capacitação digital e fazer com que o conhecimento adquirido se transforme em melhores empregos e oportunidades econômicas. Ela é 100% online e pode ser feita por qualquer pessoa que esteja em busca de uma oportunidade. Ela está dividida em quatro módulos: como preparar um currículo, como buscar emprego, como se sair bem em uma entrevista, e como usar e melhorar o perfil no LinkedIn.
“Com esta nova trilha conseguimos tornar a jornada de estudo e empregabilidade ainda mais completa dentro das plataformas de aprendizagem do Conecta+ e do MTE, nas quais os trabalhadores encontram formação nas habilidades necessárias para as vagas de trabalho atuais. Além do conhecimento técnico, os participantes agora contam com aprendizados necessários para se candidatarem às posições de emprego de seu interesse”, explica Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft.
Os cursos e treinamentos oferecidos pela Microsoft fazem parte do plano Microsoft Mais Brasil, lançado em 2020, que visa a apoiar o País em desafios que ficaram ainda mais evidentes na pandemia, como a capacitação de pessoas. Entre estas iniciativas está o Conecta+, que agora se tornou um Hub com todos os treinamentos oferecidos pela empresa, incluindo os eventos do Microsoft Reactor, cursos exclusivos para mulheres e outras populações sub-representadas no mercado de tecnologia, e cursos gratuitos do LinkedIn Learning.
“Mais do que oferecer treinamento, é preciso também ajudar essas pessoas a ingressar no mundo do trabalho e, com essa iniciativa, queremos apoiar a empregabilidade no País gerando melhores oportunidades econômicas para todos”, completa Lucia Rodrigues. Ao todo, desde julho de 2020, mais de 7 milhões de pessoas foram impactadas pelos programas de capacitação e recapacitação da Microsoft, incluindo a Escola do Trabalhador 4.0.Mais de 1,5 milhão de pessoas finalizaram, ao menos, um curso e mais de 145 mil pessoas foram empregadas ou recolocadas em até 6 meses após concluírem os cursos.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.