Home Noticias Microsoft cria um falso botão ‘iniciar’ no Windows 8 e engana usuários

Microsoft cria um falso botão ‘iniciar’ no Windows 8 e engana usuários

por Paulo Almeida

São Francisco, EUA. A Microsoft mostrou na semana passada a versão de testes do Windows 8.1, atualização gratuita de seu sistema operacional para PCs e tablets, que já está disponível para download. Com a esperada volta do botão “Iniciar”, entre outras mudanças, a atualização foi uma resposta às críticas que o Windows 8 tem recebido desde que foi lançado, em 2012.

Parte dos usuários e da imprensa considera que o sistema operacional privilegia os dispositivos com telas sensíveis ao toque, em detrimento dos PCs tradicionais, que ainda equipam a maioria dos usuários.

“Quando lançamos do Windows 8, só falávamos de ‘touch’ , mas o usuário entrava na loja e não havia dispositivos Windows sensíveis ao toque”, admitiu o presidente-executivo da empresa, Steve Ballmer, durante a apresentação.
O volume de reclamações deve-se aos bons números comerciais: foram 100 milhões de licenças vendidas. No Brasil, as vendas de atualizações, que não incluem novos dispositivos, atingiram em três meses o mesmo número que o Windows 7 demorou um ano para alcançar.

O usuário que queria o menu iniciar de volta pode se decepcionar. Na verdade, ele é apenas um atalho para levar o usuário da área de trabalho tradicional para a nova interface – chamada Metro –, pensada para a tela sensível ao toque. Mais importante é o usuário poder escolher se quer inicializar o computador na interface antiga ou na nova – o Windows 8 só permitia a Metro.

 

Você também pode gostar

3 comentários

Roddy 22 de julho de 2013 - 22:22

É a Microsoft que continua projetando seus produtos no banheiro minha gente! Porque privilegiar aparelhos Touch se a maioria ainda é de equipamentos tradicionais? Me expliquem essa “genialidade” por favor…

Responder
Denial.info 4 de julho de 2013 - 01:26

Baixei a versão beta do Windows 8.1 mas ainda não tive animo algum para testá-la. O Win8 não me agrada nenhum pouco e creio que não será diferente com o novo 8.1. Parece que o Ubuntu também está caindo o nível ao escolher mudanças drásticas e repentinas, o que afeta bastante a usabilidade dos usuários tradicionais e fanboys que carregam a responsabilidade de proclamar as vantagens de seus sistemas prediletos. Felizmente, no meu caso, sempre terei o “OpenSuse” e o “Windows Eterno Seven” para relembrar os bons tempos da informática contemporânea.

Responder
Francisco 2 de julho de 2013 - 10:37

Faço uma pequena ressalva. O nome da nova interface não é mais “Metro”, este nome foi abandonado e substituído por “Modern Interface” ou simplesmente Interface Moderna. Eu sempre comento isso em fóruns e sites que tocam nesse assunto e volto a repetir: Realmente não consigo entender todo esse murmurinho sobre Botão Iniciar e Menu Iniciar, pessoas tentando argumentar que a falta do mesmo atrapalha a produtividade, que o Windows 8 é somente para telas sensíveis ao toque… etc… Perdoem-me os que partilham desse trauma, mas isso não passa, sendo gentil nas palavras, de uma grande preguiça coletiva em se adaptar ao novo. O que é o botão iniciar, alem de um acesso rápido aos programas instalados e aos programais mais utilizados? O que faz a tela iniciar?(Com a vantagem de que a tela iniciar é muito mais customizável e bonita)…. Sinceramente, a grande parte das pessoas que criticam o W8 não o utilizaram por mais de 10 minutos. Trabalho com diversas vertentes da informática que exigem um ambiente produtivo, de programação e banco da dados a design gráfico indo a modelagem 3D, e o Windows 8 não alterou em absolutamente nada a minha produtividade, na verdade melhorou, pois ele consegue ser ainda mais rápido e estável que o Windows 7. Aproveito para deixar maus parabéns ao pessoal do OverBR pelos 5 anos! Sou um leitor assíduo desde o início! Grande abraço a todos!

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações