Empresa irá mostrar como o Microsoft Copilot, Minecraft e soluções tecnológicas podem colaborar para o ensino e a aprendizagem
São Paulo, 18 de abril, de 2024 – Entre 23 e 26 de abril, a Microsoft Brasil estará na Bett Brasil 2024 para apresentar como suas soluções tecnológicas, baseadas em Inteligência Artificial (IA) podem transformar a educação, apoiar educadores, alunos, instituições educacionais e redes de ensino. No auditório Microsoft serão apresentadas experiências de instituições nas áreas acadêmica e de gestão, bem como soluções que podem ser adotadas por elas. Todos estão convidados a “reimaginar” a educação, utilizando soluções como Microsoft Copilot, Minecraft for Education, Microsoft Teams for Education, Progresso de Leitura, Insights, além das soluções de acessibilidade. Reforçando seu compromisso com a excelência da educação para todos e com a democratização do uso da IA, serão destacadas as soluções gratuitas, acessíveis a todas as instituições educacionais, públicas e privadas, de educação básica e superior.
“Temos um compromisso com o uso responsável e seguro da inteligência artificial, que se aplica em todas as nossas áreas de negócio. Mas educação é especial. Foram décadas de estudo e pesquisas para criar soluções que utilizem os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos para viabilizar a transformação das atividades no âmbito pedagógico e de gestão, otimizando o tempo do professor para que ele possa focar no que realmente importa: o estudante e sua aprendizagem. O avanço da IA, em especial da IA generativa, não apenas viabiliza uma radical transformação dos modelos tradicionais de ensino e aprendizagem, mas a impõe”, explica Vera Cabral, especialista de Educação da Microsoft para a América Latina.
Desde 2023 a Microsoft vem expandindo sua oferta de recursos de IA generativa em todas as suas ferramentas e soluções para democratizar seu uso, ampliar a produtividade e a criatividade das pessoas. O Microsoft Copilot com proteção de dados comerciais, foi integrado em todas as ofertas do Microsoft 365 Education, incluindo as licenças de custo zero destinadas a professores e estudantes do ensino superior, com 18 anos ou mais. A ferramenta, disponível no navegador Egde, pode, ainda, ser usada como um assistente virtual da educação, auxiliando os professores na criação de planos de aula, tarefas e imagens, por meio de comandos em linguagem natural.
A inteligência artificial foi integrada às soluções de aceleração de aprendizagem como o Microsoft Progresso de Leitura, uma ferramenta que trabalha a fluência leitora, na qual os alunos leem em voz alta em frente ao computador. A ferramenta aponta aos estudantes os pontos em que estão com dificuldade, ao mesmo tempo em que envia informações ao professor. A partir dessas informações, que podem ser visualizadas para cada estudante, para grupos, ou ainda para a classe toda, o professor pode definir estratégias específicas para que todos alcancem a excelência. Já o Microsoft Auxiliar de Leitura ajuda os alunos a se aprimorarem nas atividades de leitura, incluindo pronúncia, identificando palavras desafiadoras para cada um, e criando automaticamente oportunidades de praticá-las.
As ferramentas Progresso e Auxiliar de Leitura são essenciais para o alcance da fluência leitora dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. E são também importantes recursos para a aprendizagem de línguas estrangeiras para estudantes mais adiantados, inclusive do ensino superior. sempre tendo em vista apoiar os educadores e melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes.
Todas essas ferramentas, e outras, estão integradas no Microsoft Teams for Education, aplicativo que facilita a vida dos educadores, viabiliza a organização de trabalhos e a colaboração em tarefas Com a IA, essas ferramentas ficaram ainda mais inteligentes e ganharam a capacidade de sugerir conteúdos, instruções de tarefas, sugestões de leituras personalizadas, associação a objetivos de aprendizagem, etc, de forma eficiente.
Uma nova sala de aula
Um dos jogos mais jogados por pessoas de diversas idades, o Minecraft, na sua versão Minecraft Education é uma ferramenta inovadora e que traz mais dinamismo para a sala de aula. Ele permite ao professor desenvolver propostas criativas de aprendizagem, incluindo atividades interdisciplinares. Com ele, é possível criar mundos dentro do jogo, viabilizando experiências e aprendizagens nas diferentes áreas e componentes como história, meio ambiente, geografia, entre outros. O estudante aprende enquanto joga. O Minecraft Education é também uma importante ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como para a aprendizagem de programação, usada também no ensino superior.
Com o Microsoft Reflect, os alunos aprendem a refletir sobre seus sentimentos. Usando um personagem, o “Monstro dos Sentimentos”, são demonstradas 60 emoções diferentes, e suas expressões, de maneira lúdica, ajudando os alunos a identificarem e a nomear suas emoções. Esta ferramenta, integrada ao Teams, fornece insights valiosos para a promoção do bem-estar dos alunos, propicia a criação de uma cultura de bem-estar e contribui para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. O aplicativo também permite criar check-in regulares para monitorar a frequência dos alunos.
“Os jovens de hoje já nasceram no ambiente digital. A forma com que eles lidam com o mundo e como se relacionam é muito diferente de como fazíamos. A escola não pode estar descolada dessa realidade. Usar recursos de tecnologia, não é mais uma opção, é um imperativo”, afirma Vera. Segundo ela, as ferramentas de IA na educação criam condições para a real personalização da aprendizagem: cada aluno aprende no seu ritmo, da maneira que lhe for mais adequada.
“Com isso, podemos vislumbrar que conceitos tão arraigados em nossa cultura, como ‘recuperação de aprendizagem’ se tornem obsoletos, descontextualizados. Eo trabalho do professor fica ainda mais importante. Com a tecnologia executando tarefas mais burocráticas, que consomem muito do seu tempo, o professor pode se dedicar a entender a aprendizagem de cada estudante e da classe como um todo, definindo as melhores estratégias individuais e coletivas, e realizando aquilo que se espera da educação – que todos aprendam”, completa Vera Cabral.
Uso seguro e responsável da tecnologia
Com a IA integrada às ferramentas de segurança, as instituições educacionais contam, também, com novos recursos para proteger seus ambientes digitais. Segurança é um tema fundamental para a Microsoft, que perpassa todas as suas soluções. Dentre as ferramentas específicas de segurança, o Microsoft Defender e o Microsoft Sentinel são responsáveis por manter os dados, servidores e estações de trabalho sempre protegidos e gerenciados. Já o Microsoft Defender for Endpoint foi criado para proteger os dispositivos usados na sala de aula pelos alunos, enquanto Microsoft Copillot for Security equipa os times de TI para identificar e agir mais rapidamente a sinais maliciosos.
Na gestão escolar, seja ela acadêmica, administrativa ou financeira, o uso do Copilot traz um enorme potencial de otimização das atividades. Um exemplo simples pode ser dado pelo aprimoramento da experiência de contato entre a escola e pais de alunos.
Para além do Copilot e das soluções e ferramentas que já embutem IA em suas constituições, a Microsoft disponibiliza, também, o Azure Open AI, para que cada instituição possa desenvolver suas própriassoluções, adequadas às suas necessidades e objetivos específicos.
Com o Microsoft Copilot associado a soluções como Business Applications, o Git Hub, o Azure Studio, bem como a evolução das ferramentas Low Code/No Code, o desenvolvimento de soluções próprias se tornou algo bastante simples, podendo fazer parte da realidade de qualquer instituição. Venha saber mais no estande da Microsoft e embarque no futuro da educação.
Confira a agenda de workshops no Auditório Microsoft e as palestras da Microsoft no site da Bett Brasil 2024.
Sessão 1 – A educação na era da Inteligência Artificial
Local: Auditório 2 (1º andar/mezanino)
Data: 25 de abril
Horário: 15h às 16h
Moderadora: Vera Cabral
Palestrantes: Vera Cabral, , Alessandra Karine, Vice-presidente para Governo, Saúde e Educação na Microsoft Brasil, e Wisley Pereira, gerente de Educação do Sesi DN.
Sessão 2 – Transforme sua Instituição de Ensino com IA
Local: Auditório do Fórum de Liderança (2º andar/mezanino)
Data: 24 de abril
Horário: 10h às 11h
Moderador: Fernando Cruz, diretor de Vendas de Soluções de Educação
Palestrantes: Bruce Thompson, diretor de Educação Américas e Ricardo Tiecher, Diretor de Produtos Digitais e Inovação na YDUQS
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países, com 122 subsidiárias, a empresa é líder em inovação e no desenvolvimento de tecnologias promissoras, como a Inteligência Artificial (IA) e aplicações em nuvem. No Brasil há 35 anos, a Microsoft possui um ecossistema de mais de 25 mil parceiros. Desta forma a empresa mantém uma robusta estrutura de negócios, altamente eficiente, e que conta ainda com um Centro de Transparência, que visa promover a computação confiável e segura, o Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL – Advanced Technology Lab), e o Centro de Tecnologia Microsoft (MTC – Microsoft Technology Center), em operação no Brasil desde janeiro de 2012. Com o objetivo de contribuir com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão no País, a Microsoft também lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil que tem, entre os seus pilares, a capacitação de profissionais para o mercado de tecnologia, condição essencial para promover a transformação digital das empresas brasileiras. Desde julho de 2020, quando foi estabelecido o plano Mais Brasil, até março de 2024, 12,5 milhões de pessoas foram alcançadas com diferentes iniciativas gratuitas de qualificação e requalificação profissional.