A iniciativa faz parte do ‘Microsoft Mais Brasil’, plano de apoio ao crescimento inclusivo por meio da tecnologia, além de programas de sustentabilidade e qualificação, anunciado pela empresa em outubro
São Paulo, 18 de novembro de 2020 – A Microsoft anuncia mais uma etapa relacionada à expansão de sua infraestrutura de nuvem no país. A partir de hoje, a empresa disponibilizará serviços do Microsoft 365, a suíte de produtividade na nuvem da companhia, com dados de clientes em armazenados em repouso no Brasil para os principais serviços online, incluindo conteúdo do cliente no Exchange Online, SharePoint Online e OneDrive for Business. Os bate-papos do Microsoft Teams, mídia, imagens e dados de gravação de reuniões também serão armazenados no país.
A disponibilidade do Microsoft 365 na nova geografia no Brasil dá suporte às empresas para implementar inovação em seus respectivos setores e mover seus negócios para a nuvem, ajudando a atender às necessidades regulatórias, de segurança e de conformidade. A novidade faz parte de um conjunto de iniciativas do ‘Microsoft Mais Brasil’ – plano de compromisso com o país anunciado pela empresa no dia 20 de outubro. Tem como um dos pilares a expansão de sua infraestrutura em nuvem com uma nova região de datacenter – Brazil Southeast Region, com sede no Rio de Janeiro.
O Microsoft 365 Multi-Geo também estará disponível na nova geografia do Brasil até o primeiro trimestre de 2021. Este serviço permite que os clientes configurem as geografias onde seus dados de usuário do Microsoft 365 são armazenados em repouso, por usuário, tudo em um único local. A Microsoft continuará a estender os recursos de suas ofertas globais, oferecendo Dynamics 365 e Power Platform do Brasil no primeiro semestre de 2021.
“O anúncio reforça o compromisso da Microsoft em investir em infraestrutura local e atender à crescente demanda de nossos clientes por serviços em nuvem no Brasil. A maioria das empresas e organizações está analisando como podem usar a nuvem para digitalizar os processos de seus negócios e criar novos serviços a fim de aumentar sua eficiência, produtividade, segurança e inovação. A disponibilidade do Microsoft 365 com os principais dados de residência do cliente no país chegou no momento certo”, comenta Mariana Hatsumura, diretora de trabalho moderno da Microsoft Brasil.
A Controladoria Geral da União (CGU) é um cliente da Microsoft que terá seus principais dados de clientes armazenados localmente nas próximas semanas. “Com a disponibilização do Microsoft 365 nesta nova região, a parceria com a Microsoft se fortalece ainda mais, pois nos permitirá armazenar dados no Brasil. Essa iniciativa chega em um momento em que a transformação digital se torna ainda mais imprescindível possibilitando agilidade e respostas seguras”, comenta Henrique Rocha, Diretor de Tecnologia da Informação da Controladoria Geral da União (CGU).
A Microsoft iniciou suas operações no Brasil há 31 anos, e lançou sua primeira região de data center em 2014, no Estado de São Paulo. Desde então, o ecossistema da Microsoft no Brasil aumentou para 25 mil parceiros, e empresas líderes de setores-chave estão usando os serviços em nuvem da Microsoft em suas jornadas de transformação digital.
Sobre a Microsoft
A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 31 anos e é uma das 120 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Em 2019, a empresa investiu mais de R$ 48 milhões levando tecnologia gratuitamente para 2.038 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.100 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 200 milhões em créditos de nuvem.