Com o pacote de ferramentas do Microsoft 365, empresa obteve ganhos em performance e desempenho
A Método Engenharia está utilizando o Microsoft 365 (M365) para potencializar o desempenho de suas equipes. Por meio de ferramentas da Microsoft, como o Microsoft Teams e o Power Platform, a empresa conseguiu unificar a comunicação entre colaboradores e automatizar processos que antes eram feitos manualmente, o que contribuiu para otimizar a performance dos times.
A Método é uma empresa que fornece soluções integradas de engenharia, construção e manutenção para projetos de alta complexidade. A empresa tinha o desafio de garantir a agilidade nos processos, além de estabelecer um canal seguro para videoconferência, essencial após a implantação do trabalho remoto.
Marcelo Moreno de Araujo, coordenador de Infraestrutura da Método Engenharia, conta que a organização conseguiu endereçar essas questões com apenas uma solução, o M365. “Com o Teams, por exemplo, pudemos unificar a comunicação entre os colaboradores e aumentar o nível de segurança da informação, personalizando a gestão por departamentos”, comenta.
A solução, que foi implantada na Método Engenharia, com apoio da Claranet – parceiro Microsoft para implementação de tecnologias de Serviços Gerenciados, Cibersegurança e Cloud -, conta com os aplicativos do Office 365, serviços de nuvem inteligentes e segurança avançada. Este conjunto de funcionalidades permitiu a digitalização das operações e a adoção de uma interface compatível entre todo o time, o que contribuiu para que a empresa obtivesse ganhos em desempenho e performance, como a consolidação da comunicação entre os colaboradores, aumento no nível de segurança da informação e melhora na eficiência da gestão de departamentos.
Segundo Araujo, além do Teams, a Power Platform, uma ferramenta da Microsoft para análise de dados, criação de aplicativos e automatização de processos, também foi uma importante aliada na automação de processos de atividades manuais, aumentando o potencial de alcance das áreas, agilizando processos internos e empoderando os colaboradores.
Além dos benefícios para as equipes, a empresa atingiu novos patamares em outras tarefas operacionais significativas. “Nosso modelo de negócio exige dinamismo e processos muito bem estabelecidos. Um exemplo prático é a montagem de canteiros de obras. Esses canteiros são montados, movimentados e desativados em um curto espaço de tempo. Com a tecnologia, alcançamos ainda mais agilidade e mais alinhamento entre todos os colaboradores, com redução nos custos”, complementa Marcelo.
Para Andrea Liberman, diretora de negócios para Pequenas e Médias Empresas na Microsoft Brasil, a Método Engenharia é um exemplo de como a nuvem pode potencializar o desempenho das equipes e otimizar processos já existentes. “Ferramentas em nuvem como o Microsoft 365 contém uma infinidade de possibilidades para as empresas atingirem resultados cada vez melhores nos negócios. O foco dessa solução é a produtividade dos times que, por meio da tecnologia, conseguem se comunicar de maneira ágil”, finaliza.
Sobre a Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure.