Home Noticias Mês da Mulher: Samsung Newsroom Brasil entrevista Sandra Chen

Mês da Mulher: Samsung Newsroom Brasil entrevista Sandra Chen

por admin

A diretora da área de Notebooks e Tablets da Samsung Brasil conta sobre suas inspirações, desafios e caminho percorrido no mercado de tecnologia

Adriana Chen, diretora da área de Notebook e Tablets da Samsung Brasil

 
A Samsung Newsroom Brasil traz mais uma entrevista em comemoração ao Mês da Mulher. Nessa conversa, a diretora da área de Notebooks e Tablets da Samsung no Brasil, Sandra Chen, fala sobre os desafios de ocupar um cargo de liderança em um mercado que ainda é majoritariamente masculino, bem como suas inspirações e objetivos para a vida profissional. Leia abaixo a entrevista completa:

 

Q: Como você vê a figura da mulher inserida no mercado da tecnologia?

 

Sandra: A princípio, pela forte presença masculina, pode parecer um mercado intimidador para algumas mulheres, mas acredito que temos evoluído. Enxergo a figura feminina em crescimento, pois muitas de nós têm mostrado sua competência de forma imponente e forte, exigindo respeito e demonstrando sororidade umas pelas outras.

 

Q: Qual é seu principal desafio como liderança na área, que ainda tem uma maioria de homens nessa posição?

 

Sandra: Ao ocupar uma posição de liderança em um mercado majoritariamente masculino, tenho como um dos meus desafios contribuir para termos cada vez mais mulheres em cargos especializados e de gestão. Essa é uma maneira de inspirar as jovens que desejam ter uma carreira de sucesso, independentemente da área de atuação. Também está entre os desafios criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e igualitário para todas.

 

Sinto que o comitê feminino Woman’s at Samsung, do qual fazemos parte, é um importante avanço nesse sentido, pois se trata de um grupo multidisciplinar que se reúne para falar sobre nossas questões, receios e problemas em geral. É um espaço onde podemos compartilhar o que sentimos e pensamos, além de contar com a ajuda umas das outras para seguir crescendo.

 

Q: O que você acha que precisa mudar para que essa presença feminina seja maior em cargos de liderança?

 

Sandra: Oportunidades de estudo, crescimento de carreira e capacitação. Acredito que esse tipo de avanço ainda é difícil porque não foi feito o suficiente para alcançarmos a igualdade de gêneros. A boa notícia é que já percebo esse movimento em algumas empresas.

 

Q: Fale sobre as mulheres que servem de inspiração para você e quais características você mais admira nelas.

 

Sandra: Me sinto inspirada por mulheres que são referência nas áreas da ciência, engenharia e tecnologia, obviamente. Nesse sentido, posso citar Gwynne Shotwell, que é presidente e chefe de operações da SpaceX, nos Estados Unidos. Sheryl Sandberg também me inspira muito profissionalmente. A chefe de operações do Meta trabalha com incentivo à diversidade e procura trazer um ambiente de trabalho igualitário para todos.

 

Q: Como mulher, quais desafios você enfrenta atualmente?

 

Sandra: Como disse anteriormente, o desafio profissional para as mulheres existe em qualquer indústria e não é diferente na de tecnologia. Já tivemos muitos avanços nos últimos anos, mas as empresas, de modo geral, precisam garantir equidade nos planos de carreira e de desenvolvimento para homens e mulheres.

 

As mulheres, naturalmente, têm alguns desafios a mais, principalmente quando são mães. E nesse sentido, acredito que as empresas precisam criar ambientes e políticas que possibilitem às mulheres uma flexibilidade para incorporar a vida pessoal à vida profissional. Ao longo da minha carreira, vi várias mulheres extremamente competentes que tiveram que abandonar a carreira profissional ao escolher o lado pessoal, e esse é o grande desafio das empresas hoje.

 

Q: Como você acredita que eles possam ser superados?

 

Sandra: Com apoio mútuo. Todas nós temos momentos de exaustão, decepção e tristeza porque por muitas vezes temos que nos esforçar o dobro para provar nosso valor. Mas acredito que fica mais fácil lidar com as dificuldades quando apoiamos umas às outras. Também é importante olhar para os avanços que foram conquistados até aqui e subir um degrau por vez.

 

Felizmente, e graças às mulheres que vieram antes de nós, estamos vivendo uma realidade nova. Já não somos mais criadas exclusivamente para a maternidade e funções domésticas. Hoje em dia, podemos ter uma carreira bem-sucedida e com uma liberdade e independência que não existiram para as mulheres de gerações anteriores. A mudança pode ser lenta, mas está acontecendo.

 

Q: Qual mensagem você deixa para outras mulheres que sonham em seguir carreira na área de tecnologia?

 

Sandra: Confie em si, invista na sua carreira e nos seus skills e se posicione. Sempre digo que é uma maratona e não uma corrida de 100 metros, então se certifique de que você tem o apoio necessário pelo lado pessoal, e continue a investir no profissional. Ao longo dessa caminhada, saiba que passará por muitos desafios, mas saiba também que, com persistência e bom humor, sempre haverá luz ao final do túnel. E a dica de ouro: é muito importante fazer networking e ter mentores fortes ao seu lado. 

 

Também em comemoração ao Mês da Mulher, a seção de entrevistas da Samsung Newsroom Brasil conversou com Adriana Mori, Diretora da área de Legal & Compliance e líder do Comitê de Mulheres da Samsung Brasil. Clique aqui e acesse o conteúdo na íntegra.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações