Estudo global de 2022 sobre consumo, conduzido pela IBM/NRF, concluiu que:
O método de “compra híbrida” é preferencial para mais de um em cada quatro consumidores que participaram da pesquisa;
De acordo com os dados, 62% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, mas há ainda uma lacuna entre a intenção e a ação.
Armonk, NY, 13 de janeiro de 2022 – Na Retail’s ‘Big Show’ de 2022 da NRF, o IBM (NYSE:IBM) Institute for Business Value e a National Retail Federation, maior associação de comércio varejista do mundo, lançaram seu segundo estudo global*, “Os consumidores querem tudo”, que revela as crescentes preferências dos consumidores por sustentabilidade e jornadas de compras fragmentadas entre diversos pontos de contato digitais, físicos e móveis.
O novo estudo global com mais de 19.000 consumidores pesquisados mostra que as compras híbridas – misturando canais físicos e digitais nas jornadas de compras – estão aumentando à medida que os hábitos que os consumidores adotaram por necessidade durante a pandemia da COVID-19 estão se tornando rotina. Os varejistas devem ser mais ágeis para atender aos clientes onde eles estão, integrando experiências digitais e na loja.
- 72% dos entrevistados dizem que usam lojas físicas como principal ou parte de seu método de compra.
- Os principais motivos pelos quais os entrevistados optam por visitar uma loja incluem tocar e sentir os produtos antes de comprá-los (50%), escolher seus próprios produtos (47%) e obter os produtos imediatamente (43%), mas o que os compradores na loja procuram varia de acordo com a categoria do produto.
- 27% dos entrevistados relatam que as compras híbridas são seu método de escolha, e os consumidores da Geração Z pesquisados são mais propensos a ser um “comprador híbrido” em comparação com outras faixas etárias.
O estudo também mostra que, desde 2020, a sustentabilidade se torna cada vez mais importante para as decisões de compra dos consumidores pesquisados e preferências de marca.
- Consumidores com propósito, que escolhem produtos/marcas com base em seus valores como sustentabilidade, agora são o maior segmento de consumidores pesquisados (44%).
- 62% dos entrevistados estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, em comparação a 57% há dois anos.
- Metade dos entrevistados diz que estão dispostos a pagar a mais pela sustentabilidade – até 70%. Isso é aproximadamente o dobro de 2020.
- No entanto, há uma lacuna entre intenção e ação – apenas 31% dos entrevistados dizem que produtos sustentáveis foram a maior parte ou a totalidade de sua última compra.
“Embora muitos consumidores pesquisados ainda valorizem a experiência tradicional de compra em lojas físicas, agora eles também esperam flexibilidade para construir sua própria jornada de compra – de acordo com os comportamentos predominantes em sua faixa etária, ferramentas disponíveis e a categoria de produto que procuram comprar”, disse Mark Mathews, vice-presidente de Desenvolvimento de Pesquisa e Análise da Indústria da Federação Nacional de Varejo. “Esta abordagem ‘híbrida’ é uma mudança fundamental no comportamento do consumidor.”
“A pesquisa mostra ao longo do último ano que a sustentabilidade se tornou cada vez mais importante para os consumidores, embora ainda haja uma lacuna entre suas intenções e ações devido à falta de informações no processo de compra. Cada vez mais, está se tornando essencial que as marcas de varejo demonstrem escolhas e opções sustentáveis em cada etapa da experiência do cliente. Ao mesmo tempo, as compras híbridas se consolidaram na maioria das categorias, principalmente em artigos para o lar e vestuário; e, embora as lojas continuem a desempenhar o papel predominante nos supermercados, as compras híbridas também estão crescendo nessas categorias”, disse Luq Niazi, Global Managing Director IBM Consumer Industries.
Ele acrescentou: “Apesar do impacto da COVID-19, nossa experiência com clientes mostra que muitas marcas líderes de varejo continuam transformando rapidamente as operações, a experiência do cliente e as cadeias de suprimentos com tecnologias como IA, nuvem híbrida e blockchain para ajudar a atender a essas múltiplas preferências dos clientes”.
No domingo, 16 de janeiro, dia de abertura da 112ª convenção anual da NRF, o presidente e CEO da IBM, Arvind Krishna, vai fazer uma palestra sobre “Remodelar o varejo com tecnologia” às 18h (horário de Brasília) no palco principal. Os visitantes podem se conectar com profissionais da indústria IBM no estande nº 3620 e acompanhar as atualizações sociais em #NRF2022.
Sobre o estudo IBM/NRF
O IBM IBV, em associação com a National Retail Federation, realizou uma pesquisa global com mais de 19.000 entrevistados em 28 países em setembro de 2021 para entender melhor o novo normal do comportamento do cliente. O estudo completo “Os consumidores querem tudo: compras híbridas, sustentabilidade e marcas orientadas para o propósito” está disponível em aqui.
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