À medida em que as tecnologias surgem, novas versões e ferramentas são apresentadas às empresas para melhorar o atendimento e automatizar processos. Há quem se lembre de desenhos futuristas que mostravam robôs domésticos e carros que voavam. Com a aceleração da tecnologia em função da Covid-19, as empresas estão se inovando hoje, como resposta às necessidades das pessoas, de acordo com o relatório Technology Vision 2020, desenvolvido pela empresa Accenture. Pode ser que o carro voador se torne uma realidade, com a concessão do certificado para testes concedido para a empresa Transition pela FAA (Federal Aviation Administration).
Não indo tão longe, outras tecnologias, até muito pouco tempo, eram vistas como futuristas: a videoconferência. Era acessível apenas para empresas de grande porte. Hoje, as chamadas por vídeo podem ser feitas gratuitamente através do WhatsApp, Zoom Meetings, Google, entre outros e acabou virando commodities. A vídeo chamada hoje pode-se dizer, faz parte de 100% da vida das pessoas. Estejam elas trabalhando, ou falando com a família.
A evolução tecnológica globalizou ainda mais o mundo. Por exemplo: uma das últimas inovações do Zoom Meetings, foi a transcrição de vídeo para até 30 idiomas. Isso melhora o entendimento entre times distribuídos e diferentes entre si. Líderes e empresas se convenceram que ao adotar o “work anywhere” além da produtividade, a barreira do idioma não é mais problema e agora podem contar também com esse tipo de inovação na hora de se comunicar. Uma das evidências dessa realidade é o levantamento da Fundação Instituto de Administração (FIA) que entrevistou 139 empresas. 94% afirmaram que atingiram ou superaram suas expectativas com o trabalho remoto.
Além da inovação acelerada dos últimos tempos, a saúde também está em pauta nas organizações: o receio de contágios e a retomada de um possível lockdown. O retorno ao escritório, está moldando novamente o comportamento de colaboradores e empresas. Isso foi demonstrado num levantamento recente da Zoom, o qual indicou que 73% de colaboradores de empresas preocupados com aglomerações, toque e compartilhamento de equipamentos – dentre as 1.000 pessoas entrevistadas.
Mesmo com o avanço da vacinação, a população ainda não está totalmente segura. Nesse contexto, entra em cena novamente a tecnologia com mais inovações. “A Zoom está trazendo um novo conceito de trabalho, com soluções baseadas em software que fazem compartilhamento por proximidade (sem toque), funcionando como uma recepcionista virtual. Os visitantes podem simplesmente apertar o botão “fale com a recepcionista” e instantaneamente são conectados por vídeo, evitando contato físico”, comenta Paulo David, Diretor de Vendas e Estratégia da XP On Tecnologia. “As soluções são totalmente integradas. Por exemplo: a empresa pode fazer o agendamento de salas à distância. No escritório, o display demonstra a capacidade da sala e as reservas para por dia e horário, auxiliando no controle do número de pessoas circulando naquele dia”, continua.
Isso sem contar com a Inteligência Artificial. De acordo com uma pesquisa da Global AI Adoption Index 2021, 40% dos profissionais de TI no Brasil já utilizam a tecnologia em suas operações. É a transformação digital do século XXI tomando conta do modelo de relacionamento profissional e pessoal, mudando a maneira com que as empresas e colaboradores se relacionam, transformando vidas.
Em novembro, a XP On lançou um guia para ajudar as empresas a obter soluções que auxiliam no cuidado com a saúde, no retorno aos escritórios. Mais informações sobre o guia e como retomar o trabalho presencial no pós pandemia aqui: https://marketing.egoi.page/1eie5sqn/signup
Website: https://www.xpon.com.br