Mesmo apesar do chipset Intel X99 e os novos processadores Haswell-E sequer constarem de listas em pré-venda ou disponíveis para encomenda nos distribuidores (estes apenas devem chegar em meados Setembro), já é possível comprar módulos de memória DDR4 de um grande e renomado fornecedor no Japão. O padrão DRAM está finalmente a recebendo uma atualização que há muito tempo é esperada, sendo que as primeiras motherboards e processadores suportam o protocolo que será disponibilizado no mesmo período.
Tal como o portal VR-Zone relatou anteriormente, a Intel será a primeira com uma plataforma que suporta DDR4 aquele com o seu chipset X99.
Para aqueles que realmente querem ter em suas mãos um (atualmente inutilizável) módulo DDR4, uma loja de informática no Japão já começou a vender os módulos nas variantes de 16 e 32 GB por aproximadamente 350 e 685 dólares, respectivamente.
Os módulos são feitos pela SanMax, com a SKHynix que fornecem os chips de memória. A memória DDR4 suporta uma taxa de transferência muito mais rápida de 2133-4266 MT/s. Comparado a velocidade do seu antecessor de 800-2133 MT/s. A memória DDR4 vai incluir mais pinos – 288 em comparação com 240 os da DDR3 – e terá um consumo de energia de 1.2V.