- Com conteúdo voltado aos setores de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, atividade realizada com estudantes da rede pública busca fomentar o talento de meninas por áreas ainda predominantemente masculinas
- Atividades serão realizadas no Cubo Coworking Itaú com baterias de criptologia, convergência digital e algoritmos
São Paulo, novembro de 2016 – A Mastercard traz pela primeira vez ao Brasil o programa Girls4Tech, idealizado há dois anos pela companhia. O objetivo é estimular o interesse de meninas de 9 a 11 anos pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática – conhecidas em inglês pela sigla de STEM. A série de atividades será realizada no dia 04/11, das 08h às 13h, no Cubo Coworking Itaú (Rua Casa do Ator, 919, Vila Olimpia, em São Paulo).
Ao todo, 45 meninas participarão da ação, que terá três baterias contendo exercícios de criptologia, algoritmos e convergência digital, realizadas por meio de elementos lúdicos que fazem alusão às ações realizadas por profissionais no cotidiano. Ao final do período, haverá uma breve seção de codificação, simulando uma ação real de programação. As atividades, que terão mentoria de funcionários da Mastercard, também contarão com a presença de Camila Achutti, Chief Technology Officer, fundadora da Mastertech e líder do blog Mulheres na Computação.
“A Mastercard globalmente promove iniciativas para incentivar a presença feminina no setor de tecnologia. O Girls4Tech é apenas um dos exemplos. O programa tem o objetivo de despertar o interesse pelas ciências e mostrar para as estudantes que é possível ter uma carreira nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, um universo ainda predominantemente masculino. Até agora, o programa já chegou a mais de 5000 garotas em 11 países”, declara Patrícia Bastos, Diretora de Comunicação da Mastercard Brasil e Cone Sul.
As áreas conhecidas como STEM geram capacidade de pesquisar, projetar e inventar soluções que se tornam indispensáveis para sobreviver no Século XXI. No entanto, o panorama brasileiro e mundial mostra a necessidade de se investir mais em educação infanto-juvenil voltada a ciência. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que analisa a educação em 65 países no mundo, em 2015 mais da metade dos jovens de 15 anos eram analfabetos funcionais e não tinham competências em áreas como matemática e ciências. No Brasil, 58º colocado da avaliação, 67,1% dos alunos pesquisados estão abaixo do nível 2 em matemática, em uma escala que vai até o nível 6.
A situação para as meninas é ainda mais delicada pelo fator cultural, observado por especialistas como a pesquisadora norte-americana Jane Margolis. Em seu livro “Entrando no clube: mulheres na computação”, Margolis enfatiza que, desde a infância, o computador é mostrado como um “brinquedo de menino”. Não à toa, metade das famílias americanas coloca o PC doméstico no quarto do filho.
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