Prevista como uma tendência de negócios desde o início da década passada, o e-commerce despontou como principal meio de compras e vendas em 2020. Antecipado pela pandemia, o crescimento esperado para os próximos 5 anos pôde ser visto em questão de meses. De acordo com pesquisa da Nielsen, 2018 e 2019 foram os anos para a consolidação das vendas on-line no setor varejista, com crescimento de 17% com relação a 2017.
Um dos principais fatores que atraem empresas e consumidores para o ambiente digital é a facilidade de inserir e adquirir produtos, quase que em tempo real, sem necessidade de movimentação física, e com pagamento facilitado.
Se antes era necessário imprimir um boleto e se dirigir até uma agência bancária ou casa lotérica, hoje é possível apenas apontar a câmera do celular para um QR Code e fazer o pagamento de forma instantânea.
Alguns marketplaces, divididos por categorias, se destacaram em 2020, e prometem ser destaque em 2021.
Magalu (Varejo)
De acordo com relatório divulgado pela empresa no fim de 2020, o arrecadamento do marketplace foi de 14,9 bilhões de reais. O sucesso foi resultado da aquisição de diversas marcas de varejo brasileiras, transformando o Magalu em um dos principais marketplaces atuais.
Atualmente o site vende móveis, aparelhos eletrônicos, acessórios, produtos de moda e beleza, além de ter adotado um catálogo de alimentos que atende as necessidades dos brasileiros durante o distanciamento social.
O executivo Frederico Trajano afirma: “Temos a força do nosso e-commerce junto com todas as outras empresas que adquirimos para oferecer produtos e serviços de modo a ser um sistema operacional completo do varejo brasileiro aos moldes do que vemos no exterior com empresas como o Alibaba”.
De fato, o sucesso do Magalu foi comparado a empresas líderes do mercado internacional como a Amazon, graças à ”capacidade de publicidade digital ultrassegmentada para seus parceiros”, como afirma o professor da FGV-SP Benjamin Rosenthal.
Bom para Crédito (Financeiro)
Com a paralisação de diversos setores e a instabilidade do Auxílio Emergencial, muitas pessoas e pequenos empreendedores se viram na necessidade de buscar crédito pessoal.
Funcionando de forma semelhante a um marketplace, a Bom para Crédito atua de forma intermediária entre pessoas que buscam empréstimos pessoais e empresas financeiras. Depois de traçar um perfil de crédito do cadastrado, a plataforma exibe opções de financiamento de acordo com cada um.
E o serviço não ajuda apenas quem precisa quitar dívidas. Quem se deu bem investindo no comércio eletrônico, também pode contar com a plataforma para conseguir crédito para expandir os negócios.
Melhores Ofertas (Telecom)
Um dos grandes desafios dos brasileiros em 2020 foi adaptar o ambiente caseiro em ambiente de trabalho. Mesmo quem teve a sorte de contar com subsídios das empresas, precisou ir atrás de planos de internet compatíveis com o bolso, em um momento onde o orçamento precisou ser revisto completamente.
Ganhando força em 2020, o Melhores Ofertas reúne informações e planos de diversas operadoras de telecomunicações do Brasil, onde é possível comparar planos e serviços, além de contratar de forma prática pelo próprio site.
Um dos diferenciais são as colunas ‘De Olho nas Operadoras de Telecom’ e os posts sobre planos mais baratos .
iFood Shop (Insumos para Restaurantes)
Ampliando seus serviços no fim de 2019, o iFood Shop cresceu ainda mais no ano de 2020. O investimento da empresa de delivery de comidas oferece insumos básicos no dia a dia dos restaurantes, como sacolas e diversos outros tipos de embalagens com preços mais vantajosos para os donos.
O site permite a compra tanto de restaurantes cadastrados no aplicativo, quanto para estabelecimentos que desejam apenas obter insumos com valores mais em conta sem vínculo com o app.
Website: https://melhoresofertas.net/