Realizado pela WoMakersCode com apoio da Microsoft, o treinamento será oferecido de 1º de junho a 3 de julho; serão abordados temas como planejamento de carreira e processo seletivo, além de módulos técnicos sobre computação em nuvem, desenvolvimento, dados e Inteligência Artificial (IA)
A comunidade de tecnologia WoMakersCode, com apoio da Microsoft, realizará de 1º de junho a 3 de julho, a maratona digital “Hacking de Carreira”. O projeto tem o objetivo de trazer mais informação para mulheres que querem conhecer mais sobre o mercado de trabalho na área de tecnologia, apresentando as profissões e principais passos para começar uma carreira em TI. O treinamento será gratuito e online, transmitido por meio da plataforma da WoMakersCode, com aulas semanais, organizadas em 9 módulos de conteúdo e planos de estudos.
Essa maratona digital de capacitação utilizará o Microsoft Learn como recurso de aprendizado de longo prazo para os participantes e oferecerá um voucher de certificação para os melhores participantes no ranking de aprendizagem. O circuito de workshops abordará o planejamento de carreira, processo seletivo, storytelling profissional e a atuação nas seguintes áreas: Cloud Computing para Desenvolvimento; Cloud Computing para Infraestrutura; Cloud Computing para Dados e Inteligência Artificial (IA); e DevOps: Cultura e Aplicação.
Criada pela desenvolvedora de software Cynthia Zanoni, a WoMakersCode é uma das maiores comunidades de tecnologia formada por mulheres no país. A comunidade realiza workshops, meetups e conferências de capacitação técnica e desenvolvimento pessoal, promovendo a conscientização sobre igualdade de gênero no mercado de TI.
“As participantes irão aprender sobre planejamento de carreira e preparação para processos seletivos. Nesta primeira edição online, também aprenderão sobre algumas das áreas que têm uma alta demanda de contratação, como Cloud Computing, Inteligência Artificial e Cibersegurança”, explica Cynthia Zanoni, fundadora da organização WoMakersCode e uma das organizadoras da maratona.
Como inspiração para as mulheres que almejam iniciar nesse mercado, o evento teve o cuidado de organizar uma agenda somente com mulheres palestrantes, que são profissionais na área de tecnologia e recrutamento.
Entre elas está Alessandra Karine, Vice-Presidente de Vendas do Setor Público e Líder de Diversidade e Inclusão da Microsoft Brasil. No dia 1º de junho, a executiva falará sobre o mercado de tecnologia, as áreas com mais oportunidades e empregabilidade, e também sobre inclusão de mulheres no setor.
“Espero contribuir para a expansão do conhecimento e o estímulo de mulheres nesse mercado tão cheio de oportunidades como é o de tecnologia. Iniciativas como essa da WoMakersCode vão ao encontro do que a Microsoft acredita em relação à diversidade e inclusão. Na Microsoft não nos restringimos em ter um número maior de mulheres, nosso objetivo é ter na empresa um reflexo do que temos na sociedade”, afirma Alessandra.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres. Com o Hacking de Carreira, a WoMakersCode pretende impactar mulheres e empresas em todo o Brasil, gerando mais oportunidades na área da tecnologia e incentivando o fortalecimento da diversidade no mercado, que ainda é muito masculino. As inscrições e a programação completa podem ser acessadas no site https://womakerscode.org/carreira.
SERVIÇO
Evento – Hacking de Carreira – Maratona de Carreira na Tecnologia para Mulheres
Quando: de 1º de junho a 03 de julho
Quanto: Gratuito
Inscrições e mais informações: https://womakerscode.org/carreira
Onde: na plataforma online da WoMakersCode https://womakerscode.org/carreira
YouTube: https://www.youtube.com/womakerscode
Instagram: https://instagram.com/womakersgram
Sobre a WoMakersCode
Fundada em fevereiro de 2015, no interior do Rio Grande do Sul, pela desenvolvedora de software Cynthia Zanoni, a WoMakersCode é uma das maiores comunidades de tecnologia formada por mulheres no país e está presente, também, em países como Canadá, Estados Unidos e Chile. A comunidade realiza workshops, meetups e conferências de capacitação técnica (hard skills) e desenvolvimento pessoal (soft skills), promovendo a conscientização da igualdade de gênero e buscando compreender as causas da sub-representação feminina no mercado de TI.
Sobre a Microsoft
A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 600 milhões levando tecnologia gratuitamente para 3.191 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2017, a Microsoft já apoiou mais de 6.200 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 219 milhões em créditos em nuvem.