No primeiro dia de lockdown em Belém, 7/5, a loja online loja.meupositivo.com.br/, que vende computadores, tablets e celulares da marca Positivo, teve um aumento de 15,5% no número de acessos de consumidores da capital paraense, confirmando um movimento que já vinha acontecendo em outros estados. Entre março e maio, em todo o Brasil, o acesso à loja da Positivo aumentou 196%, e os produtos mais vendidos foram o notebook Positivo Motion C432A, o monitor Positivo 20M37AA, a Smart Lâmpada Wi-Fi e o Kit Casa Conectada da Positivo Casa Inteligente.
No período, o site da Vaio, www.br.vaio.com, marca representada no Brasil pela Positivo Tecnologia, também teve alta no país de 245%, acentuada pelas vendas dos notebooks VAIO FE15 e VAIO FE14.
Considerando as duas lojas online, o aumento nas vendas foi de 32% em relação ao projetado pela Positivo Tecnologia para o período. Os dados confirmam o que analistas vêm apontando em termos de comportamento de consumo. A IDC, por exemplo, considera que a pandemia contribuiu para a alta de 16% no mercado de computadores no primeiro trimestre, e que as compras online continuarão, mesmo após abertura do varejo. Em estudo realizado na América Latina com três mil entrevistados, a IDC apontou que, no Brasil, 52% pretendem fazer mais compras online, mesmo após a pandemia.