Empresa homenageia 35 profissionais de 12 países, enquanto nova pesquisa global aponta os benefícios da diversidade para a IA, mas observa que ainda é necessário trabalho para diminuir o gap de gênero
ARMONK, NY, 6 de maio de 2020 – A IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje em sua conferência Think Digital a lista Women Leaders in AI, reconhecendo mais de 35 mulheres líderes de negócios excepcionais de 12 países que estão usando inteligência artificial para impulsionar a transformação, o crescimento e a inovação em diversas indústrias.
Essas líderes foram escolhidas porque elas e suas empresas estão demonstrando o poder da IA para melhorar os negócios e trabalhar para seus clientes e funcionários. O reconhecimento anual não apenas celebra as realizações das homenageadas, como também cria uma rede de networking para que elas aprendam umas com as outras e descubram abordagens para aplicar a IA para resolver desafios urgentes dos negócios.
Resultados de uma recente pesquisa global de IA da IBM indicam que 34% das empresas pesquisadas nos EUA, Europa e China adotaram IA. Desde a compreensão e a obtenção de insights de dezenas de milhões de documentos financeiros, até a melhoria de novas experiências de integração de novos funcionários, a ajudar as mulheres a ter uma melhor experiência na compra de roupas íntimas, essas líderes estão moldando casos de uso de IA inovadores. Seus esforços em IA ajudaram a aumentar a satisfação do cliente, trouxeram melhorias na retenção de funcionários, tempos de resposta mais rápidos, economia significativa de custos e processos mais eficientes.
Muitas homenageadas estão demonstrando como o poder do Processamento de Linguagem Natural do Watson (Watson’s Natural Language Processing – NLP) pode ser usado para melhorar a eficiência nos processos de negócios e impulsionar melhores experiências de clientes e funcionários. Elas estão aproveitando as ferramentas de IA para complementar a escassez de habilidades em ciência de dados. E estão provando, por meio de uma variedade de aplicativos de IA, que a colaboração humana e da máquina pode realmente melhorar a maneira como as pessoas trabalham.
Explore as histórias de como essas mulheres líderes estão usando a IA para transformar seus negócios, e as lições que aprenderam ao longo do caminho, em ibm.biz/womeninai. Siga-nos em @IBMWatson para atualizações.
“A inteligência artificial estará no centro da transformação dos negócios na próxima década e para nós podermos mitigar o viés no futuro, precisamos de mulheres e equipes diversas na vanguarda da IA. É por isso que temos orgulho de compartilhar as histórias de 35 mulheres notáveis que estão impulsionando o uso progressivo da IA usando o Watson”, disse Michelle Peluso, vice-presidente sênior de vendas digitais e CMO da IBM, que também atua como líder global da IBM’s Women’s Initiative. “Suas realizações são uma inspiração para todos nós.”
Para ter uma ideia mais clara sobre a a diversidade em IA, a IBM recentemente se uniu à empresa Morning Consult para realizar um estudo global com mais de 3.200 profissionais de IA. As descobertas notáveis desse estudo, que estão sendo divulgadas hoje, incluem:
- 85% dos profissionais de IA acreditam que o setor se tornou mais diversificado nos últimos anos; desses, 91% acham que essa mudança está tendo um impacto positivo. 74% dos profissionais de IA que acreditam que a diversidade não melhorou dizem que o setor deve se tornar mais diversificado para atingir seu potencial.
- Embora homens e mulheres que trabalham com IA tenham igualmente probabilidade de se interessar por matemática e ciências, os homens que trabalham com IA têm mais chances de ouvirem que têm um talento natural para matemática e ciências do que as mulheres, enquanto que as mulheres têm mais probabilidade de ouvirem que têm um talento natural para as ciências humanas, ciências sociais e artes plásticas.
- Dois em cada cinco profissionais que enfrentam obstáculos na implementação da IA relataram desafios na criação da tecnologia ou na adoção de AI pela sua organização.
- As mulheres em IA em todo o mundo foram quase cinco vezes mais suscetíveis do que os homens ao dizer que seu avanço na carreira foi impactado negativamente por seu gênero.
As homenageadas na 2020 IBM Women Leaders em IA são:
1. Tiphanie Combre, Diretora Sênior, Serviço e Automação Assistida por IA, ADP (EUA)
2. Amy Shreve-McDonald, gerente principal de marketing de produtos para experiência digital de negócios da AT&T (EUA)
3. Mara Reiff, Vice-Presidente de Estratégia e Inteligência de Negócios, Bell Canada (Canadá)
4. Tammy Lucas, vice-presidente de marketing da Best Western Hotels & Resorts (EUA)
5. Sheila Ambruster, Gerente Sênior de Arquitetura Estratégica, The Boeing Company (EUA)
6. Claire Lucas, Chefe de Inteligência Artificial, Bouygues Telecom (França)
7. Rosa Martinez, Gerente de Projetos Cognitivos, CaixaBank (Espanha)
8. Michèle Brengou, Líder Empresarial de Fábrica Cognitiva, Crédit Mutuel (França)
9. Ashley Lawrence, Gerente de Projetos de Pesquisa e Inovação, Agência de Contra-Inteligência e Segurança da Defesa (EUA)
10. Maiga Bishop, diretora de inteligência de negócios e análises da Dillard’s (EUA)
11. Jo Ann Tan, Chefe de Infraestrutura, The Hartford (EUA)
12. Susanna Shen, Gerente Geral – TI Corporativa, Hong Kong e China Gas Company Ltd. (Hong Kong, China)
13. Yui Ozawa, Chefe, Equipe de Promoção da AI, its communications Inc (Japão)
14. Ryoko Miyashita, Gerente, Departamento de Atendimento ao Cliente, Seção de Atendimento ao Cliente, JACCS Co., Ltd. (Japão)
15. Momo Tokumon, Gerente Assistente, Vendas pela Web, Japan Airlines (Japão)
16. Karla Capela Morais, CEO e Fundadora, KOY – Law Intelligence (Brasil)
17. Marisa Ferrara Boston, arquiteta líder de automação e IA, Audit Technology, KPMG LLP (EUA)
18. Junko Kato, gerente do escritório de administração de atendimento ao cliente da Meiji Yasuda Life Insurance Co. (Japão)
19. Donna Dodson, Conselheira Chefe de Segurança Cibernética, NIST: Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (EUA)
20. Kristen Bennie, chefe de experiência aberta, NatWest Group (Reino Unido)
21. Lisa Bouari, Diretora Executiva, OutThought AI Assistants (Austrália)
22. Melissa Molstad, diretora de plataformas comuns, estratégia de dados e relações com fornecedores, PayPal (EUA)
23. Linda Maruta, chefe de produto, Pulsar (Reino Unido)
24. Izumi Hatta, Gerente, Grupo de habilidades e diálogo de IA, Rakuten, Inc. (Japão)
25. Amala Duggirala, Diretora de Operações e Tecnologia da Empresa, Regions Bank (EUA)
26. Carol Chen, Vice-Presidente de Marketing Global, Comércio Global, Royal Dutch Shell (Holanda)
27. Monica Pedraza Garcia, Diretora de Operações, Santander (Espanha)
28. Sabine Rinser-Willuhn, gerente de RH Systems, Siemens AG (Alemanha)
29. Aarthi Fernandez, Chefe Global de Produto de Operações de Comércio, Standard Chartered Bank (Singapore)
30. Jenni Barnett, diretora executiva da Digital Telstra (Austrália)
31. Nicole Hein, proprietária técnica do produto, Telstra (Austrália)
32. Lee-Lim Sok Keow, vice-diretora, Temasek Polytechnic (Singapore)33. Paola Molino, chefe de programas de transformação, Vodafone (Itália)
34. Atsuko Shinozuka, Gerente, 3D Smart & Try e Estratégia Omni-Channel, Wacoal Corp. (Japão)
35. Piera Valeria Cordaro, Gerente de Inovação em Operações Comerciais, Wind Tre S.p.A. (Itália)
A IBM criou o programa Women Leaders in AI em 2019 para ajudar a dar visibilidade às mulheres líderes em IA, incentivar maior participação feminina no campo da IA e fornecer às homenageados uma rede de aprendizado compartilhado. À medida que as organizações aceleram suas transformações digitais em um ambiente imprevisível, tecnologias como IA, edge e nuvem estão ajudando as empresas a permanecerem resilientes e se posicionarem para o futuro. Reconhecer as líderes na vanguarda da adoção da IA e aprender com suas experiências na criação de IA inclusiva e transparente se torna ainda mais importante durante esse período de rápida evolução.
Sobre o IBM Think Digital
No Think Digital 2020, a IBM discutirá o momento dos negócios e o papel de tecnologias críticas, como AI e Cloud, à medida que os clientes aceleram a recuperação e a transformação digital após a COVID-19.
Visite https://www.ibm.com/events/think/watch para obter a programação completa e a agenda de transmissão ao vivo e assistir a toda a programação, incluindo a palestra do CEO da IBM, Arvind Krishna, “As Novas Tecnologias Essenciais para Negócios”.
Siga a conferência no Twitter em #think2020 e @ibmlive. Para obter mais informações, visite o IBM Think 2020 Newsroom: https://newsroom.ibm.com/think
Para obter mais informações sobre a lista da IBM Women Leaders in AI, visite ibm.biz/womeninai.