RIO DE JANEIRO – Agora a linha da Nova Nissan Frontier está completa e com uma novidade no Brasil. A marca japonesa já está disponibilizando a versão de entrada S no país e o modelo chega também com 2 turbos no motor 2.3 16V a diesel, como nas outras versões. A decisão de disponibilizar o biturbo na versão S, diferentemente do que acontecia no modelo anterior e chegou a ser anunciado pela empresa, foi decidida para padronizar a oferta da linha no mercado e melhorar ainda mais o desempenho e o consumo da opção de entrada da Nova Frontier, que é a única equipada com câmbio manual, de seis marchas.
Como tem vocação para o trabalho, a Nova Frontier S tem os dois turbos com calibragem diferente da oferecida nas outras versões da linha. Assim, entrega 43,3 kgfm de torque, disponíveis entre 1.500 e 2.500 rpm, e 163 cv de potência a 3.750 rpm. Assim, apesar de ter também 2 turbos, como as demais – que têm 190 cv –, o modelo de entrada é 5% mais econômico e apresenta um excelente desempenho.
A nova versão se soma as outras já disponíveis nas concessionárias da marca em todo o Brasil: SE, Attack, XE, Platinum e PRO4X. Agora sim, com todas as opções disponíveis, a linha da Nova Nissan Frontier conta com seis versões no mercado brasileiro, cada uma delas pensada e configurada para atender a demanda de diferentes públicos.
A Nova Nissan Frontier S é um modelo de entrada, mas chega oferecendo o design robusto da picape desenhada para fazer mais e uma ampla lista de equipamentos. Assim, ela traz de fábrica itens como seis airbags, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, bloqueio de diferencial mecânico, controle automático de descida (HDC) e controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control), sistema de auxílio de partida em rampa (HSA), entre outros.
A versão S tem preço sugerido de R$ 238.290.
Desenhada para fazer mais
A Nova Nissan Frontier chegou com um desenho que mistura estilo robusto, elegante e imponente, seguindo o conceito global Nissan Emotional GeometryDesign. A grade e os faróis em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível.
A grade segue um estilo “interligado” de design – recurso exclusivo encontrado da família de picapes Nissan – cria uma frente poderosa, que destaca sua capacidade de ir a qualquer lugar. Na parte traseira, o desenho das lanternas traseiras garante a sofisticação do novo design.
A caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan agora apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade chega a 1.043 kg. Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba.
Prática e confortável também é a cabine da nova picape japonesa. Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, segue a tradição da Nissan de serem “Gravidade Zero”. Eles são produzidos tendo como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
A nova picape da Nissan mantém as características de sua linhagem e apresenta a melhor capacidade off road do segmento com excelente ângulo de ataque/saída e distância livre do solo. A Nova Nissan Frontier tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre, o que permite que ela supere os obstáculos mais severos.
Se a suspensão já era um destaque do modelo anterior da Frontier, agora ainda foi refinada com a adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes) que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Essa solução inovadora oferece um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança.
Em todas as versões, os freios apresentam a melhor solução disponível no segmento. São a disco nas quatro rodas.
# # #