O fotógrafo, biólogo e apresentador João Paulo Krajewski mostrou seu mais recente trabalho no quadro Domingão Aventura do programa do Faustão, na TV Globo. A matéria, gravada antes da pandemia da Covid-19, desta vez foi perigosa, já que o animal filmado é o maior jacaré do mundo, o jacaré-açu, espécie exclusiva da América do Sul que pode passar de 5 metros de comprimento e pesar até 500 kg.
Não é à toa que, na Amazônia, o animal é temido por sua força e agilidade, apesar do tamanho. O apresentador do quadro fez uma expedição no interior da região até a reserva de Mamirauá, onde vivem milhares destes jacarés, para registrar diversos comportamentos deles: caças, saltos, brigas etc.
“Não foi tarefa fácil, pois muitos rios da Amazônia são turvos, o que torna difícil a missão de registrar qualquer animal. Além disso, esses grandes jacarés, podem oferecer perigo aos seres humanos”, afirma Krajewski.
A matéria mostra João Paulo e a também bióloga Roberta Bonaldo percorrendo os rios da Amazônia à noite até capturarem um jacaré de 3,40m, que foi retirado da água. A reportagem continua com imagens dos pesquisadores medindo as fêmeas de jacarés menores, mas muito agressivas. “O trabalho é para medir os ninhos delas e checar se estão se reproduzindo normalmente”, explica Krajewski.
“O jacaré-açu quase desapareceu da região do Médio Rio Solimões, mas graças ao trabalho dos pesquisadores e do Instituto Mamirauá a espécie se recuperou e vive em grandes números na região. Em uma noite chegamos a contar mais de 6 mil deles”, explica o biólogo.
Algumas imagens da reportagem foram feitas com uma Canon 1DX Mark II e lentes Canon, registradas por João Paulo Krajewski e Roberta Bonaldo.
A Canon do Brasil tem parceria com os biólogos para que utilizem equipamentos da marca em suas viagens pelo mundo. O casal mostra seus trabalhos em canais de TV aberta e fechada, como o programa Domingão do Faustão e o Animal Planet, por exemplo.
Link para a matéria: https://globoplay.globo.com/v/8559773/programa/
Website: http://www.canon.com.br