Apesar da interface USB 3.0 não chegar a ser tão difundida quanto a USB 2.0, este já tem um sucessor a caminho e que deve acontecer em vias de fato próximo ao final do próximo ano.
A Promoter Group, uma divisão da USB.org, aprovou as especificações do USB 3.1, que terá como atrativo a capacidade de atingir taxas de transferência de dados de até 10 Gb/s.
A ideia aqui não é só possibilitar comunicação mais rápida com dispositivos móveis ou de armazenamento de dados, mas também permitir que o USB 3.1 seja, por exemplo, uma alternativa mais consistente para conexões de monitores de alta definição que, como tal, exigem maior largura de banda.
O novo padrão é bastante parecido com o USB 3.0, tecnicamente falando.
Para conseguir alcançar o dobro da velocidade deste, a USB.org basicamente desenvolveu um método de codificação de dados mais eficiente, sem exigir o uso de tecnologias mais sofisticadas.
Desta forma, a interface USB 3.1 consegue aumentar ainda mais o drama do padrão Thunderbolt (que infelizmente parece não ter sido implacado literalmente no mercado e caído no gosto dos usuários). A segunda versão desta tecnologia foi confirmada pela Intel em Junho deste ano e tem como principal característica a velocidade de até 20 Gb/s, o dobro da primeira e atual especificação. O problema aqui está na viabilidade: além de mais complexo, o Thunderbolt tem custos de licenciamento mais elevados.
Apesar das especificações do USB 3.1 já estarem prontas e aprovadas, no entanto, não quer dizer que a tecnologia seja lançada no mercado prontamente. A previsão é a de que os primeiros dispositivos compatíveis com a tecnologia só comecem a aparecer no final de 2014.