Nos próximos dias a poderosa ‘azulada’ Intel está planejando lançar e tornar público a sua tecnologia Light Peak, uma tecnologia de conexão de alta velocidade que a Apple está também interessada em adotar, de acordo com uma fonte da indústria familiarizados com os detalhes do evento.
A Intel divulgou um comunicado de imprensa hoje em que diz que na quinta-feira, em São Francisco irá realizar uma conferência de imprensa para discutir uma nova tecnologia, que está prestes a aparecer no mercado, que provavelmente será a tal Light Peak.
Haverá também um evento realizado no mesmo dia, no campus da Intel em Santa Clara, Califórnia, onde o fabricante irá fazer demonstrações da tecnologia e de vários produtos.Por coincidência, ou não, a Apple deverá lançar os seus novos MacBook Pro no mesmo dia, ou seja na quinta-feira.
A Intel tem trabalhado no Light Peak, e recentemente revelou que a versão inicial seria à base de cobre, devido ser necessário uma tecnologia mais convencional para os dias de hoje. A tecnologia Light Peak é significativamente mais rápida do que o interface USB 3.0, carregando dados até 10 gigabits por segundo em ambas as direções e simultaneamente. As velocidades de conexão não serão afetada pela transição para o cobre, segundo a Intel. No futuro, a Light Peak pode escalar até aos 100 gigabits por segundo, segundo a Intel.