A Intel anunciou a ontem expansão da sua linha de processadores para servidores com processadores desenvolvidos especificamente para aplicação em micro servidores. Estes novos chips oferecem TDP máximo de 45W, sendo inicialmente indicados para serem utilizados em soluções de baixo consumo e com um único socket.
O maior fabricante mundial de chips normalmente fabrica chips para servidores com o intuito de oferecer o maior desempenho possível com um determinado consumo, para que possam ser usados numa motherboard e racks tradicionais, dentro de um Data Center.
Porém os micro servidores tentam utilizar o maior número de motherboard num espaço bem menor, utilizando níveis de consumo muito mais baixos. Caso estes servidores tornarem-se populares, a Intel pode ser capaz de destronar rivais referentes a soluções de baixa potência, tal como ARM, ganhando mais uma grande e suculenta fatia do negócio de servidores.
Os primeiros processadores Intel especificados para micro servidores são:
- Xeon E3-1260L (4 núcleos @ 2.4 GHz / 3.3 GHz Turbo, 8MB de cache L3, TDP de 45W)
- Xeon E3-1220L (2 nucleos @ 2.2 GHz / 3.4 GHz Turbo, 3MB cache L3, TDP de 20W)
Estes serão seguidos no segundo semestre de 2011 por um chip baseado na arquitetura Sandy Bridge com um TDP de 15W. Em 2012 a Intel irá introduzir vários chips baseados na arquitetura Atom, com um TDP abaixo dos 10W.