Home Noticias Instituições de ensino e pesquisa do interior de São Paulo recebem nova estrutura de rede

Instituições de ensino e pesquisa do interior de São Paulo recebem nova estrutura de rede

por Plantão da Redação

Com o objetivo de levar internet de alta capacidade a instituições de ensino e pesquisa localizadas no interior do país, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenará a entrega de novos enlaces em oito cidades paulistanas.

O processo de licitação foi concluído e as operadoras contratadas – Oi, Vivo/Telefônica e Avvio – deverão terminar as instalações até janeiro do próximo ano.

Em Matão e São José dos Campos, o alcance da velocidade, inicialmente, será de 40 Mb/s; já nas cidades de Cubatão, Guarulhos, Itapetininga, Presidente Epitácio, Suzano e Votuporanga, ela iniciará em 20 Mb/s – uma banda cinco vezes superior à anterior de 4 Mb/s. No total, serão 14 campi, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e das universidades federais de São Carlos (UFSCar), do ABC (UFABC) e de São Paulo (Unifesp), que terão acesso a banda de maior velocidade.

“Novos aumentos de velocidade serão feitos periodicamente, a cada seis meses. No caso de Matão e São José dos Campos, por exemplo, começará em 40 Mb/s, passará a 60 Mb/s em seis meses até chegar a 100 Mb/s no 18º mês. Com isso, essas instituições terão uma banda 25 vezes mais veloz em até dois anos”, explica o diretor adjunto de Engenharia de Redes e Operações da RNP, Ari Frazão. O processo será progressivo para que as operadoras tenham tempo para se preparar técnica e estruturalmente. O projeto já passou pelos estados do sul do país e por Minas Gerais. O próximo passo será a homologação do processo no Rio de Janeiro. “Também já foi lançado o edital para ampliar o projeto para as regiões Nordeste, Centro Oeste e Norte. Esperamos ter esse processo finalizado até o final do ano. A expectativa é de que no primeiro trimestre de 2014, cerca de 500 instituições do interior do país contarão com a banda mais veloz?, adianta o diretor.

SOBRE A RNP:

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS), associada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações