Empresa apresenta a expansão de seu roteiro para computação quântica e planos para um sistema com mais de 4.000 qubits em 2025
A IBM deu início à sua conferência anual Think, em Boston, reunindo clientes e parceiros do ecossistema IBM para debater como a tecnologia está levando as organizações a se destacarem em um mundo digital. Durante o evento, executivos seniores da IBM, líderes de negócios e especialistas do setor discutirão avanços significativos em tecnologia e outras questões relevantes como sustentabilidade, inovação e pesquisa, retenção de talentos e automação.
“A tecnologia é agora a fonte de vantagem competitiva com a transformação digital liderando o caminho. Nossos clientes e parceiros confiam na IBM para fornecer a inovação por trás da nuvem híbrida, IA e soluções de consultoria que estão ajudando a garantir seu sucesso”, disse Arvind Krishna, Chairman e CEO da IBM. “Nossos eventos Think mostrarão como a IBM está co-criando com um ecossistema em expansão para avançar nas questões mais urgentes que os negócios e a sociedade enfrentam hoje.”
Os principais anúncios do Think 2022 incluem:
Expandindo o roteiro para computação quântica prática e em larga escala
O anúncio de hoje mostra a expansão do roteiro da IBM para alcançar a computação quântica prática e fornecer um sistema de mais de 4.000 qubits até 2025. Este roteiro apresenta os planos para novas redes e arquiteturas modulares que permitirão que os sistemas quânticos tenham um número maior de qubits, até centenas de milhares. Para habilitar esses sistemas com a velocidade e a qualidade necessárias para a computação quântica prática, a IBM planeja continuar desenvolvendo software inteligente para distribuir cargas de trabalho entre recursos clássicos e quânticos e desafios de infraestrutura abstratos.
- Na frente de hardware, a empresa oferecerá três novas arquiteturas escaláveis para permitir uma nova classe de processadores quânticos modulares e em rede. A combinação dessas técnicas, juntamente com as inovações de software, será usada para atingir a meta da IBM em 2025: um processador de mais de 4.000 qubits construído com vários clusters de processadores escalonados modularmente.
- Além disso, a IBM avançará em seus objetivos de criar uma experiência de desenvolvimento sem atritos com o Qiskit Runtime e fluxos de trabalho criados diretamente na nuvem, permitindo uma abordagem sem servidor para o software quântico principal da IBM e oferecendo aos desenvolvedores simplicidade e conveniência. Isso marcará um passo crítico em direção à distribuição inteligente e eficiente de problemas entre sistemas quânticos e clássicos e estabelecerá as bases para uma era de supercomputação quântica.
- Originalmente anunciado em 2020, o roteiro quântico da IBM cumpriu cada uma das metas dispostas na linha de tempo. Isso inclui o ‘Eagle’, um processador de 127 qubits cujos circuitos quânticos não podem ser simulados de forma confiável exatamente em um computador clássico, e um aumento de velocidade de 120 vezes nos tempos de execução quânticos entregue por meio do software Qiskit Runtime, em comparação com um experimento anterior em 2017. Ainda este ano, a IBM espera revelar o seu processador de 433 qubits, o IBM Osprey, e em 2023, a IBM Condor, o primeiro processador quântico universal do mundo com mais de 1.000 qubits.
Parcerias continuam aceleradas
Como parte de uma parceria de longa data com a SAP, a IBM está realizando um dos maiores projetos corporativos de transformação de recursos de planejamento corporativo (ERP) do mundo, projetado para oferecer melhor suporte aos clientes e impulsionar o crescimento dos negócios.
- A IBM está atualmente migrando para a SAP S/4HANA®, o sistema ERP de próxima geração da SAP. O projeto liderado pelos negócios acabará por mover mais de 375 TB de dados de ambientes locais e vários em nuvem, acelerados por RISE com SAP no IBM Power no Red Hat Enterprise Linux na IBM Cloud.
- A grande transformação de TI, liderada pela IBM Consulting, irá mover mais de 300 instâncias SAP e consolidará 500 servidores com RISE com a SAP no IBM Power no Red Hat Enterprise Linux em IBM Cloud. A migração para o SAP S/4HANA® está atualmente em andamento em toda a unidade de negócios de software de US$ 13 bilhões da empresa, onde está em produção.
Durante sua abertura hoje, Krishna dividirá o palco com três visionários que aplicam a tecnologia de forma criativa aos negócios para impulsionar a mudança. Esses “Novos Criadores” incluem Bryan Young, Co-Founder & CEO da Home Lending Pal, quem está usando a tecnologia para tornar o processo de compra de casa mais justo para comunidades desfavorecidas; Dr. Rhania Khalif, CIO/CDO da Inari, que está usando IA para criar um futuro mais sustentável para o sistema alimentar; e Kiersten Todt, Chief of Staff da US Cybersecurity and Infrastructure Security Agency (CISA), que está usando a tecnologia para reduzir o risco nas infraestruturas físicas e cibernéticas das quais os americanos dependem todos os dias. Eles estão entre os “Novos Criadores” que terão destaque como parte da nova plataforma de marca integrada “Let’s Create” da IBM durante todos os eventos do Think on Tour.
Para ver o Think Broadcast, produzido com o WIRED Brand Lab, visite aqui. Ele irá ao ar entre às 11h e 13h (horário de Brasília), nos dias 10 e 11 de maio, e pode ser acompanhado em português, inglês, espanhol, japonês, coreano, francês, italiano, alemão e chinês simplificado. Reproduções das sessões de palco do Think Boston também estarão disponíveis sob demanda no dia do evento.
Após o evento em Boston, o Think on Tour viajará para mais de uma dezena de cidades ao redor do mundo. Para atualizações sobre cidades já confirmadas, visite aqui.
Para obter mais informações sobre a expansão do roteiro de computação quântica da IBM, visite o blog IBM Research.
Assessoria de imprensa IBM
Weber Shandwick
E-mail: [email protected]