Alunos de 57 turmas das Etecs e Fatecs passam a contar com metodologia de aprendizagem P-TECH para prepará-los para a economia digital.
O Programa combina aprendizagem em sala de aula e ensino remoto, mentoria do setor privado e experiências no local de trabalho, proporcionando um caminho para que os alunos obtenham certificados e diplomas de Ensino Médio, Técnico e Superior Tecnológico, de forma articulada.
São Paulo, 6 de maio de 2021 – A IBM e o Centro Paula Souza (CPS) anunciam a expansão do Programa P-TECH, um modelo inovador de educação pública para fortalecer a equidade e as oportunidades de desenvolvimento de carreira de jovens estudantes em vários setores da economia. Mais de 2 mil alunos matriculados na Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) do Centro Paula Souza estão distribuídos em 57 turmas nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais vinculadas ao Programa.
Um estudo global da IBM sobre a lacuna de habilidades profissionais mostra que 45% das organizações pesquisadas indicaram dificuldades em encontrar profissionais preparados para as demandas do mercado, o que exige que novos modelos educacionais sejam implementados para preparar jovens estudantes. Somado a esse cenário, verificou-se que quase 53 milhões de alunos foram afetados pelas restrições relacionadas à COVID-19, de acordo com dados da UNESCO .
“O modelo P-TECH proporciona aos alunos um caminho para o seu início de carreira através do acesso às habilidades que a indústria precisa e às experiências requeridas pelas empresas. Isso se torna mais necessário neste momento em que as disparidades socioeconômicas foram agravadas pela pandemia”, disse Katia Vaskys, Gerente Geral da IBM Brasil. “Juntos, os setores público e privado podem trabalhar para desenvolver práticas de aprendizagem e educação que preparem os jovens para os empregos mais demandados e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, digital e inovadora.”
As primeiras turmas do P-TECH no Brasil foram implementadas no primeiro semestre de 2019 nas seguintes unidades de ensino: Etec Polivalente de Americana e Fatec Americana, na Região de Campinas; Etec Zona Leste e Fatec Zona Leste, na Capital e Etec Jorge Street e Fatec São Caetano do Sul, em São Caetano do Sul.
Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS)
A Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) do Centro Paula Souza (CPS) visa a contribuir com a formação e a capacitação dos futuros profissionais, para o aprofundamento de competências e habilidades ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática, aliadas a atividades de contextualização profissional junto a empresas parceiras. Ao concluir o ciclo de três anos no Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico, o aluno terá a oportunidade de realizar os Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Logística ou Processos Químicos, em mais dois anos na Fatec parceira, conforme a opção no ingresso. A jornada integrada possibilita a obtenção de três diplomas – Médio, Técnico e Superior Tecnológico – em cinco anos em vez de seis, como ocorre atualmente.
“O modelo P-TECH, combinado com o AMS, atende a uma das maiores necessidades do nosso País: preencher a lacuna entre o déficit de profissionais qualificados e as oportunidades de emprego a partir da oferta de cursos focados nas demandas das empresas.”, afirma a Diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. “Nosso trabalho é unir as duas pontas: ajudar as empresas e facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, estimulando uma mudança socioeconômica de longo prazo”, explica.
A IBM, como empresa parceira do setor de TI, ajuda a preparar os alunos para capitalizar a mudança tecnológica, contribuindo com conteúdos relacionados a competências em alta demanda, como inteligência artificial, nuvem, blockchain, segurança cibernética, entre outras.
Além do aumento no número de alunos, o Programa passou, nos últimos três anos, a contemplar novos itinerários formativos. Inicialmente, estudantes que escolhiam essa opção ingressavam nas unidades do CPS pelo Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Desenvolvimento de Sistemas. A partir de 2020, os candidatos puderam escolher também iniciar os estudos pelo Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Administração, Logística ou Química.
Até o momento, 14 empresas já firmaram parcerias com o Centro Paula Souza para combinar experiências no ambiente profissional com a aprendizagem em sala de aula, proporcionando interações entre os estudantes e especialistas em sua área de atuação, que podem orientá-los sobre habilidades que os empregadores buscam, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Empresas de todos os setores podem participar do Programa AMS, em parceria com o Centro Paula Souza, conforme o Edital de C hamamento P úblico #0022021 do Estado de São Paulo, que vai até o dia 25 de dezembro.
Sobre o P-TECH
O modelo iniciado pela IBM e educadores em 2011 está agora em 28 países ao redor do mundo. Para levar alguns dos benefícios das escolas P-TECH a um público mais amplo, em 2020 a IBM também criou o Open P-TECH, uma plataforma de aprendizagem digital gratuita para oferecer aprendizado no local de trabalho, com um currículo de habilidades profissionais e técnicas para alunos e professores. Até 16 de abril de 2021, mais de 295.000 alunos e professores estavam usando a plataforma em mais de 140 países e 29 mil badges digitais foram emitidos no total, em áreas como inteligência artificial, segurança cibernética, blockchain, análise de dados, nuvem, design thinking e metodologias ágeis. O Open P-TECH agora está disponível em 11 idiomas.
Mais informações estão disponíveis em https://www.ptech.org/pt .
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