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IBM aponta que consumidores da América Latina têm forte interesse em compras guiadas por IA

por admin

Apenas 29% dos consumidores pesquisados na região usaram a inteligência artificial (IA) para fazer compras e aqueles que não fizeram têm interesse em usar a tecnologia

São Paulo, 20 de fevereiro de 2024 – Embora o mercado varejista enfrente uma pressão crescente por conta de mudanças das expectativas dos consumidores e dos eventos econômicos, um novo estudo do IBM Institute for Business Value revela o interesse do consumidor da América Latina nas compras impulsionadas pela IA. Apenas 3 em cada 10 consumidores da região utilizaram IA para fazer compras, mas aqueles que não o fizeram, manifestaram um grande interesse em usar a tecnologia para vários aspectos da experiência de compra, incluindo pesquisa de produtos (91%), atendimento ao cliente (88%), compra de produtos (87%) e busca de propostas (87%).

O terceiro Estudo sobre o Consumidor, intitulado “Revolutionize retail with AI everywhere: Customers won’t wait” – que pesquisou cerca de 20.000 consumidores no mundo, incluindo a América Latina –, revelou que a inflação pode desempenhar um grande papel nas perspectivas comerciais da região, com quase 7 em 10 consumidores alegando que a inflação impactou suas formas de comprar e 64% indicando que o preço é uma das principais razões pelas quais eles mudam de lojas ou marcas. Adicionalmente, 94% dos consumidores expressaram que não estão plenamente satisfeitos com a experiência de compra online e propõem melhorias, como implementar uma maneira mais fácil de encontrar rapidamente o produto a ser comprado e ter acesso a mais informações sobre os itens. 

“Em meio aos desafios econômicos na região, o estudo destaca as oportunidades do setor de integrar IA às experiências de compras, tanto digitais quanto presenciais, para atender às demandas e aos desafios do consumidor”, afirma Carlos Cappslíder dos setores de varejo, consumo, saúde e agro da IBM Consulting na América Latina. ” Alavancando os avanços da IA e da IA generativa, os varejistas podem conduzir uma nova era de comércio, criando experiências inovadoras e intuitivas, personalizadas, eficientes, e sem atrito.” 

Outras constatações do estudo: 

>>> Os consumidores não estão satisfeitos com as compras em lojas físicas: enquanto há uma preferência de 75% dos consumidores para lojas físicas na América Latina, apenas 5% estão satisfeitos com a experiência em loja. Eles querem uma maior variedade de produtos disponíveis (43%), mais informações sobre os produtos (30%), além de um processo de pagamento mais rápido (34%). A maioria dos consumidores entrevistados (64%) está complementando sua experiência em loja usando aplicativos móveis, enquanto as compras demonstram uma tendência para uma experiência em loja integrada digitalmente. 

>>> Compras online ficam comprometidas: o comércio online não é imune a críticas; 80% dos consumidores entrevistados descobrem novos produtos via web, mas muitos expressaram insatisfação com a experiência de compra online, citando desafios para encontrar os produtos que desejam (40%), tendo informações insuficientes sobre produtos (39%) e um processo de retorno desconfortável (31%). Adicionalmente, quase dois quintos dos consumidores que utilizaram assistentes virtuais estão satisfeitos com a experiência.
 

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>>> Os consumidores estão interessados em AR/VR: os consumidores mostraram grande interesse em utilizar a realidade aumentada e a realidade virtual (AR/VR) para melhorar vários aspectos de suas compras. Mais de 4 em 5 consumidores que não usaram a tecnologia relataram interesse em testá-la para pesquisa de produtos. Outros usos incluem compra de produto (91%), customização de produtos ou design (83%), teste de produto (80%) e decoração de ambientes (80%). 

>>> A personalização de ofertas específicas está em alta: 65% dos consumidores entrevistados na América Latina estão interessados em receber informações, anúncios e ofertas de lojas que sejam relevantes para seus interesses específicos. Mais da metade está confortável em compartilhar informações pessoais com uma marca e 31% é neutra – o que mostra uma confiança geral no uso de dados pessoais. 

>>> Os consumidores estão em busca de opções de pagamento flexíveis: com os desafios econômicos, 73% dos consumidores da região querem opções de pagamento mais variadas e reportam que gostariam de pagar por sua compra em parcelas (73%). Além disso, 79% gostariam da capacidade de pagar com pontos de fidelidade ou de recompensa. 
 

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>>> Consumidores buscam detalhes sobre opções sustentáveis: os consumidores da região não são os únicos que buscam mais detalhes sobre produtos. Globalmente, 41% dos consumidores alegam que não têm informações suficientes sobre a sustentabilidade dos produtos como apoio às decisões de compra. São consumidores guiados por propósitos, que estão dispostos a mudar hábitos de compras para reduzir o impacto ambiental. 

Metodologia do estudo: 
O IBM Institute for Business Value entrevistou 20.000 consumidores em 26 países sobre seus hábitos digitais, seu uso de inteligência artificial e inteligência artificial generativa, e as expectativas em relação às marcas. As respostas foram analisadas por faixa etária, renda e hábitos de compra em várias categorias de produtos. O IBM Institute for Business Value, o grupo de experts em Thought Leaderhip da IBM, combina dados globais de pesquisa com o expertise dos principais acadêmicos e pensadores da indústria para oferecer insights que entregam inteligência a os líderes de negócios. Para Thought Leaderhip de classe mundial, visite este site.  

Sobre a IBM 
A IBM é uma fornecedora líder global em nuvem híbrida e IA, e consultoria especializada. Ajudamos os clientes em mais de 175 países a capitalizar os insights a partir de seus dados, a agilizar os processos de negócios, reduzir custos e ganhar uma vantagem competitiva em suas indústrias. Mais de 4.000 entidades governamentais e corporativas em áreas de infraestrutura crítica, como serviços financeiros, telecomunicações e cuidados de saúde contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e o Red Hat OpenShift para influenciar suas transformações. Forma digital rápida, eficiente e segura. As inovações revolucionárias da IBM em IA, computação quântica, soluções em nuvem específicas da indústria e consultoria oferecem opções abertas e flexíveis para nossos clientes. Tudo isso é apoiado pelo lendário compromisso da IBM em confiar, transparência, prestação de contas, inclusão e serviço. Visite o site da IBM para mais informações. 

Assessoria de imprensa IBM 
Weber Shandwick
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Fonte: https://www.ibm.com/

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