Um terminal de autoatendimento multifuncional com várias opções para pagamentos e troco. Um validador eletrônico que comanda a liberação das catracas de transporte público. Estas são algumas das soluções que o Grupo Digicon, representado pelas empresas Perto e Digicon, vai apresentar no 17º Congresso sobre Transporte de Passageiros (Etransport) e na 11ª Feira Rio Transportes (FetransRio). O evento ocorre de 23 a 25 de novembro no Riocentro, na capital carioca.
Com grande adesão no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Perto vai demonstrar o terminal de autoatendimento multifuncional Paystation, que oferece segurança e praticidade para pagamentos em cédulas, moedas e cartões, além dar troco em notas e moedas. A tecnologia permite reduzir o custo operacional e controle sobre o numerário. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Paystation foi habilitado com a funcionalidade para o uso do cartão RioCard Olímpico. Os turistas puderam usar a solução em pontos estratégicos da cidade. Para Etransport e FetransRio, a empresa vai expor os seguintes modelos: TCC (Terminal Compra Cartões), TVC (Terminal Venda Crédito), TPR (que dispensa até quatro tipos de cartões diferentes) e Reciclador (que reutiliza as cédulas depositadas).
Já a Digicon vai apresentar soluções de bilhetagem eletrônica: o validador eletrônico DG Smart, o terminal do motorista e SBE4 Web. O validador tem como função comandar diretamente a liberação das catracas de transporte público por aproximação de um cartão inteligente (smartcard). O equipamento possui conexão a uma câmera, que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou gratuidades). Tem biometria facial, que faz o reconhecimento de quem passou o cartão e reduz fraudes. A mais recente cidade a adotar o DG Smart é Campo Grande (MT), sendo já sucesso de operação em São Paulo (SP) e Guaíba (RS).