Home Noticias Governo Federal reforça apoio à inovação

Governo Federal reforça apoio à inovação

por Plantão da Redação

Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior reunem representantes no principal evento de redes de inovação da América Latina

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) tem colocado a inovação aberta como elemento norteador de suas políticas, sendo uma das principais estratégias o estímulo à colaboração entre empresas e universidades por meio de programas como o Ciência sem Fronteiras e de mecanismo públicos de financiamento da inovação que visam fixar mestres e doutores nas empresas.

Em novembro, membros do alto escalão do ministério envolvidos nessas iniciativas irão se reunir com representantes da indústria e da academia com o intuito de fortalecer essas conexões durante o 5º Open Innovation Seminar – maior evento dedicado a redes de inovação da América Latina.

O secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Álvaro Prata, que assumiu o cargo no MCTI em maio deste ano com o desafio de acelerar a integração entre os setores, participará do primeiro dia de evento, cujo objetivo é criar oportunidades para a inovação aberta e debater as melhores práticas. Já o coordenador de Serviços Tecnológicos, Jorge Mario Campagnolo, participa de grupo de trabalho sobre mecanismos públicos de incentivo à inovação.

O Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que também vem se envolvendo fortemente com o tema inovação como estratégia para recuperar a competitividade da indústria nacional se junta aos demais dirigentes. A pasta será representada pelo diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Clayton Campanhola. Ela será um dos painelistas do grupo de trabalho sobre os desafios e prioridade do país para preparar para o maior ciclo de mega eventos da história do Brasil, com a proximidade da Copa do Mundo, Olimpiadas e a Expo 2020.

Também foi convidado o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre, para participar do grupo de trabalho sobre ecologia industrial, mas sua presença ainda não está confirmada.

O OIS 2012 será realizado de 12 a 14 de novembro no hotel Transamérica em São Paulo (Av. das Nações Unidas, 18.591, Santo Amaro). Além de nomes do MCTI e MDIC, estão confirmados representantes de agências como Finep, CNPq, Anprotec, INPI e BNDES. Também estão envolvidas grandes empresas brasileiras e multinacionais como Natura, Saab, Siemens, Fiat, IBM, Ericsson, Cemig, GE e Volvo.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações