Home Noticias Gigabyte enfrentando sérios problemas nas placas Z77, faltam componentes?

Gigabyte enfrentando sérios problemas nas placas Z77, faltam componentes?

por Carlos Xandelly

Quando um fabricante acaba ‘sumindo’ um pouco da mídia ou se afastando dos lançamentos mundiais com anúncios, releases ou mais detalhes, pode ter certeza de que algum problema existe ou pode existir. Infelizmente ao que tudo indica e pelas fontes e mídias ao longo do globinho as coisas não andam nada bem para a Gigabyte.

Fontes do setor junto aos dados que passamos estão relatando problemas com tensão nas placas-mãe Gigabyte Z77, atribuídos aparentemente por falta de capacitores na parte de trás do soquete(na região exata do backplate). Indo um pouco mais sobre este caso, descobrimos que é suspeito de garantir este problema poderia estar presente em outras placas-mãe da Intel da série 7 de outros fabricantes.

A julgar pela informação atual, gostaríamos de classificar esta situação, por enquanto, apenas como uma “especulação” como argumenta-se que não só capacitores na parte de trás do soquete da CPU é razão para acreditar que é uma medida dos fabricantes a reduzirem custos, mas que, obviamente, poderia impactar na qualidade final do produto.

Gostaríamos de deixar bem claro, que pelo fato de nunca termos testado uma placa mãe antes da Gigabyte com o chipset Z77, preferímos relatar estes acontecimentos, citando inclusive as fontes e ‘parte’ da imensa lista de reclamações abertas em diversos fóruns.

Mas, retomando o assunto deste artigo, checamos rapidamente algumas imagens de outros fabricantes sobre a mesma região que relatam ser a fonte de origem das placas -mãe Gigabyte estarem ‘pipocando’ na tensão. Isto pode ser visto na figura abaixo, onde ASRock placas-mãe, MSI e ASUS tem um grupo de capacitores, enquanto a placa Gigabyte apenas apreciar soldas.

Um zoom mais próximo somente do backplate da Gigabyte Z77 abaixo:

Neste ponto, a questão chegou aos ouvidos do Gigabyte, e ETEKNIX já recebeu várias respostas oficiais:

“Gigabyte seguiu o design de referência da Intel e não afeta capacidade de overclock e desempenho.”

Segundo a versão detalhada do Gigabyte, três pontos de explicar o que pode ser ‘o’ ou ‘os’ motivos que influenciam que desencadearam a especulação despejada em centenas de fóruns:

  • As placas Z77 têm um design de energia Gigabybte e incluem um inovador PWM digital avançado e duas camadas PCB com cobre que é exclusivo para Gigaybte. Nenhum dos nossos concorrentes usam o mesmo design e tecnologia, e não temos idéia de que qualidade são os capacitores que são usados ​​nas placas de nossos concorrentes e não gostaria de comentar como seria pouco profissional, mas parece que eles precisam capacitores adicionais na parte de trás projetos de seus pratos e de acordo com nossos testes e processos de validação, a Gigabyte não é necessário.
  • Estamos possivelmente atacados pelos nossos concorrentes com imagens que, essencialmente, nenhuma razão. Além de exibir as imagens, eles não refletem tanto como indicado o potencial problema que pode ter ocorrido ou estatísticas mostrando problemas de desempenho existem com o produto.
  • Revisores terceiro meio analisaram o produto e deram nota máxima para o desempenho e design, e esses meios não funcionam para Gigabyte e independente. Acreditamos que essas opiniões refletem o nosso compromisso com a qualidade do produto e volume fala em termos de auto-UD5H Z77X.

Qual é a importância desses capacitores?

De acordo com um relatório KITGURU, explicam que eles são condensadores 22UF (embalagem MLCC) e são utilizados para suportar a Tensão e corrente das CPUs Portanto, se a qualidade é baixa, pode ter impacto sobre o desempenho da placa-mãe:

  • Estabilidade em cargas de CPU alta (como overclocking)
  • Velocidade de recuperação de tensão enquanto a CPU necessita de uma grande quantidade de energia (Vdroop)
  • Compatibilidade CPU.

Isto deixa-nos numa situação bem complicada, e temos que agir neste momento com bastante cautela não somente por causa das centenas de reclamações, bem como por nunca termos testado sequer um único modelo da Gigabyte Z77.

O que é preciso ter em mente é que algum problema existe e é real. Estaremos acompanhando muito de perto os relatos e principalmente a pronúncia da Gigabyte diante da situação que no mínimo acabou deixando-a numa posição muito negativa diante dos lançamentos concorrentes. Preferimos continuar acreditando nas alegações fornecida pela Gigabyte no parágrafo anterior e aguardar quem sabe, aparecer alguma Z77 pelo OverLAB para que possamos dar o nosso veredito e aval sobre esta situação.

 

Parte de Fontes e Autorias:
ETEKNIX
KITGURU

Você também pode gostar

10 comentários

Angelo 7 de junho de 2013 - 09:23

Tenho uma Z77 que apresenta problemas constantes de travamento. Já formatei meu pc dezenas de vezes desde que comprei essa placa. Saí de uma B75, que não apresentava problema algum. E isso com Win 8 original.

Responder
Rodrigo 19 de outubro de 2012 - 00:59

Acho que a OverBR deveria ter mais responsabilidade com os artigos publicados a partir do momento que influenciam a opinião de diversas pessoas e utilizar como embasamento uma mera foto pra poder comparar placas com projetos diferentes é no mínimo questionável.

Responder
Carlos Xandelly 19 de outubro de 2012 - 10:50

Olá prezado leitor, acreditamos bastante que sequer você teve a tranquilidade e a paciência de ler o texto por completo.
Primeiramente o texto e as fontes não pertecem ao OverBR e sim aos sites: eTeknix, Tech Radar, Bit Tech, Overclock3D e Kitguru, conforme evidenciado e colocado ao rodapé do artigo.
Segundo, é que a pronuncia que a Gigabyte fez aos referidos sites, estão muito bem colocados nos itens e devidamente traduzidos como resposta da empresa: LEIA-SE e ENTENDA-SE –> Estamos possivelmente atacados pelos nossos concorrentes com imagens que, essencialmente, nenhuma razão. Além de exibir as imagens, eles não refletem tanto como indicado o potencial problema que pode ter ocorrido ou estatísticas mostrando problemas de desempenho existem com o produto – pronuncia oficial Gigabyte.

Esperamos que para seus próximos comentários, pelo menos leia totalmente o artigo e não somente o Título do Mesmo.

abraços, e novamente agradecido por participar

PS- segue os links já com os respectivos comentários que foram realizados após os testes e reviews em alguns modelos de placas-mãe deste fabricante e que foram bastante positivos.

1- http://www.eteknix.com/reviews/motherboards/gigabyte-z77x-ud5h-motherboard-sandy-bridge-review/
2- http://www.eteknix.com/reviews/motherboards/gigabyte-z77x-ud5h-motherboard-sandy-bridge-review/
3- http://www.techradar.com/reviews/pc-mac/pc-components/motherboards/gigabyte-z77x-ud5h-1077252/review
4- http://www.bit-tech.net/hardware/motherboards/2012/05/09/gigabyte-ga-z77x-ud5h-review/1
5- http://www.overclock3d.net/reviews/cpu_mainboard/gigabyte_z77x-ud5h_review/1

colocamos somente os reviews que foram originalmente as fontes e autores desta informação lançada. Se procurar por mais, devem existir mais alguns 200.

Responder
ricardo antonello 28 de janeiro de 2013 - 18:38

Olá Xandelly,

Estava quase comprando uma Gigabyte Z77X-UD5H mas fiquei preocupado com seu post dizendo da falta de componentes da placa que poderiam afetar a performance em overclock. Contudo, li e traduzi os artigos que voce citou na reposta acima e nenhum deles fala dessa falta de componente, pelo contrario, todos os reviews aprovam a placa da Gigabyte, recomendando ela como “Escolha do editor”. Creio que deve ter havido uma confusão em quem lhe forneceu esta informação pois não achei nada sobre “falta de componentes que afetam a performance”.
Fico a disposição para trocar umas ideias a respeito.
Abracos e parabéns pelo excelente trabalho com o site.

Responder
Carlos 26 de maio de 2012 - 13:52

Qualquer um com um mísero conhecimento em eletrônica, sabe o que é um capacitor cerâmico, gostaria de saber onde começou esse hoax…

Responder
Skulltrail 22 de maio de 2012 - 02:24

Tem peça errada no tabuleiro da Gigabyte, precisam se mover para solucionar de uma vez por todas esses problemas, não são os primeiros… abre o olho Gigabyte, querem ser top ou não? ^^

Responder
Bruno 19 de maio de 2012 - 08:36

Não sou muito fan da gyga, ja tibe probelmas serios com ela, mas não deixa de ser uma boa marca (mas n é qualquer placa que guenta OC) mas se eles estão garantindo, a assistencia tec deles tem que dar jeito em qualquer defeito!

Responder
gugle 18 de maio de 2012 - 15:38

Sem grana pra capacitor ? ae fica complicado

Responder
Carlos Xandelly 18 de maio de 2012 - 20:36

Alguma explicação lógica tem que ter sobre isso.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações