- A estreia do Gen3 nesta temporada trouxe melhorias técnicas, de design e sustentabilidade, dando uma nova vida às corridas de Fórmula E
- A Nissan, por sua vez, apresentou um redesenho de seu monolugar NISSAN e-4ORCE para a nova era do Gen3
América do Sul –A grande novidade da Temporada 2022/23 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E vem das mãos do Gen3, a terceira geração de carros da Fórmula E. Mais rápido, mais leve e mais sustentável, assim nasceu o novo monoposto desenvolvido pelos engenheiros da Federação Internacional de Automobilismo e Fórmula E. Com um chassi otimizado, o Gen3 é o primeiro carro de corrida projetado especificamente para circuitos de rua.
Quais são as principais mudanças?
- Mais leve: pesa 60 quilos a menos que o Gen2, em parte devido à retirada dos freios traseiros e uma bateria menor. O Gen3 mantém os freios hidráulicos na frente, mas dependerá fortemente da regeneração dos motores dianteiro e traseiro para desacelerar o carro.
- Mais potente: esta nova geração confere aos monolugares 40% mais potência e uma velocidade máxima superior a 320 km/h. Isto é possível porque produz 600 kW de potência total entre o motor de tração no eixo traseiro, com 350 kW e o motor padrão de 250 kW na frente.
- Mais rápido: 14% mais rápido que o GEN2, com velocidade máxima de mais de 320 km/h (200 mph), graças ao motor e melhorias na bateria.
- Mais sustentável: o Gen3 incorporou biomateriais e borracha sustentável em seus pneus preparados para qualquer tipo de clima. As baterias serão recicladas ao final de sua vida útil.
Ao comparar o Gen3 com as gerações anteriores de monolugares da Fórmula E o progresso é observado em termos de potência, velocidade máxima e regeneração máxima, três variáveis-chave para a competição:
Novo design com DNA japonês
Além das inovações em termos de tecnologia, a Nissan apresentou um novo design para seus carros. O NISSAN e-4ORCE 04, o novo Gen3 da Nissan, acompanha essas inovações com uma decoração marcante de flores de cerejeira, a flor nacional do Japão. Conhecida como Sakura, esta flor representa uma nova era para a Nissan Fórmula E, que pela primeira vez compete como uma única equipe sob um novo nome.
A era Gen3 vai da Temporada 9 (2022/23) até o final da Temporada 12 (2025/26).
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan fez sua estreia em corridas totalmente elétricas na 5ª temporada (2018/19) do ABB FIA Formula E Championship, tornando-se a primeira e única fabricante japonesa a entrar na série.
Na Temporada 7 (2020/21), a Nissan anunciou seu envolvimento de longo prazo com a Fórmula E e seu compromisso com a era Gen3, que vai da Temporada 9 (2022/23) até o final da Temporada 12 (2025). /26 ) da série de corrida totalmente elétrica.
Em abril de 2022, a Nissan adquiriu a equipe de corrida e.dams, com a fabricante japonesa assumindo a propriedade total de sua participação no ABB FIA Formula E World Championship.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que forneceria sua tecnologia de acionamento de veículo elétrico Nissan para a McLaren Racing durante a era da Fórmula E Gen3.
Na nona temporada do ABB FIA Formula E World Championship, os pilotos da Nissan Formula E são Norman Nato e Sacha Fenestraz.